É fácil identificar a ansiedade quando ela se manifesta de maneiras mais óbvias, como ataques de pânico e grandes alterações de humor.
No entanto, a condição pode ser mais sutil. Você pode se sentir angustiado, mas continuar a funcionar normalmente no seu dia-a-dia, o que significa que ninguém ao seu redor realmente percebe o que está acontecendo com você internamente.
Esta forma particular de ansiedade é muitas vezes referida como ansiedade de alto funcionamento ou alta funcionalidade.
De acordo com a psicóloga Alicia Clark, autora de “Hack Your Anxiety”, este não é um diagnóstico clínico, mas sim um termo genérico para descrever a experiência de uma pessoa que vive com uma quantidade considerável de ansiedade, mas sem as limitações “funcionais” necessárias para satisfazer os critérios “oficiais” do transtorno de ansiedade.
Se você acha que este pode ser o seu caso, dê uma olhada nos sinais da condição listados a seguir para saber se você se identifica.
Vale lembrar que a ansiedade, mesmo em níveis baixos, pode ser administrada e tratada –para isso, você precisa procurar um profissional de saúde.
1. Você se destaca em sua carreira, mas tem dificuldade em sua vida pessoal
Uma atitude comum entre as pessoas que têm ansiedade de alto funcionamento é a tendência de aplicar os mesmos padrões de comportamento que o ajudam a se destacar em sua carreira em sua vida pessoal.
Segundo Simon Rego, psicólogo do Montefiore Medical Center e professor de psiquiatria e ciências comportamentais na Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, isso não é bom porque as pessoas em sua vida pessoal não são seus colegas de trabalho ou subordinados e as coisas fora desse ambiente raramente se desenrolarão da mesma maneira que dentro do seu escritório.
Sua vida pessoal é imprevisível e incontrolável, e definir o sucesso nessa área não é tão claro e mensurável quanto objetivos de carreira normalmente são. Algumas pessoas têm dificuldade em lidar com isso até o ponto em que quase nunca se sentem à vontade fora do trabalho.
2. Você parece ambicioso, mas é na verdade ansioso
Na superfície, hábitos como trabalhar longas horas e responder instantaneamente a e-mails podem parecer ambição. Na realidade, porém, pode ser sua ansiedade falando mais alto.
O que te alimenta não é um forte desejo de ter sucesso, mas sim o medo de não ter sucesso. Ter medo de resultados indesejados, como arruinar sua reputação ou fracassar no trabalho, pode ser um fator determinante para esse comportamento, conforme explica o psicólogo clínico Carly Claney.
3. Você parece bem, mas por dentro está sofrendo
De acordo com Alicia Clark, pessoas com ansiedade de alto funcionamento tendem a ser planejadoras e criadoras de listas.
A ideia é de que isso coloca a pessoa “no controle” de todas as áreas da sua vida. Contudo, essas listas e agendamentos podem ser mais cansativos e causar mais estresse do que o razoável.
À medida que sua ansiedade aumenta e a fadiga se instala, você pode se ver priorizando seu tempo na forma de esquiva ou fuga dos compromissos, o que pode agravar ainda mais a condição.
4. A interrupção de sua rotina te chateia
Quando sua forma de lidar com a ansiedade é planejar com antecedência (ter rotinas ajuda a criar um sentimento de “segurança” em sua vida), forças externas que atrapalham seus planos podem ser perturbadoras.
A chateação pode ser uma emoção secundária do medo de perder o controle, o que pode levar a mais ansiedade.
5. Sua mente nunca para, mesmo quando você está exausto
“As pessoas com ansiedade de alto funcionamento podem conceitualmente reconhecer a necessidade de equilíbrio e descanso para continuar usando sua ansiedade de forma eficaz, mas parar para relaxar ou desligar nem sempre é fácil”, afirma Clark.
Por exemplo, as noites geralmente são preenchidas com tarefas domésticas, ou a culpa de não realizar tarefas se houver descanso. E, quando você tenta descansar, geralmente é na forma de tarefas ou hobbies que são (levemente) menos cansativos.
6. Quando você está com os outros, sua mente está sempre em outro lugar
Com ansiedade de alto funcionamento, surge a preocupação mental, que pode deixá-lo pensando sobre o trabalho quando está com os amigos ou obcecando sobre a discussão que teve com seu parceiro durante uma reunião de trabalho.
“Como você está acostumado a processar as coisas rapidamente, e muitas vezes em sua cabeça, estar totalmente presente com os outros pode ser um desafio”, esclarece Clark.
Isso, por sua vez, pode fazer com que o tempo de inatividade pareça inquietante, não importa o quanto você queira desligar ou estar presente em um momento com amigos ou família. Como resultado, isso pode causar – você adivinhou – mais ansiedade.
7. Você fica chateado com coisas que a maioria das pessoas não fica
Pessoas com ansiedade tendem a ser sensíveis ao seu ambiente. “Você sente as coisas mais profundamente, está mais consciente das diferenças sutis e está quase sempre usando recursos internos para tolerar fatores irritantes em segundo plano, mesmo que não esteja consciente disso”, explica Clark.
Do que estamos falando? Talvez roupas desconfortáveis, temperatura desagradável, ruídos, luzes brilhantes.
Um pequeno irritante para a maioria pode ser um grande irritante para alguém com ansiedade de alto funcionamento. Quanto mais você precisar que as coisas sejam de uma determinada maneira para administrar sua ansiedade, mais perturbado você se tornará quando elas não forem.
8. Você frequentemente cancela planos porque não tem energia para “fingir”
É preciso uma enorme quantidade de energia para manter os padrões excessivamente altos que podem surgir com a ansiedade de alto funcionamento.
“É cansativo ficar preocupado o tempo todo e criar rotinas para aumentar a segurança para lidar com isso”, conta Rego. Isso pode resultar em desistir dos planos que você fez porque acha que não tem saco para “fingir” nada para os outros.
9. Dias de folga parecem mais trabalhosos do que trabalhar
Um dia de folga para alguém com ansiedade de alto funcionamento é quando ela pensa que pode finalmente fazer todas as outras coisas da sua lista de tarefas, em vez de usar o momento para descansar ou recarregar as energias.
“Encarar uma lista de tarefas mais longa do que o tempo para terminá-la, com um nível de energia esgotado, pode fazer com que esses dias pareçam ainda mais desgastantes do que um dia de trabalho”, resume Clark.
Como resultado, você pode terminar seus dias de folga pensando mais no que não realizou do que no que realmente fez.
10. Seus sentimentos são descartados pelos outros porque você parece bem ou está se saindo bem no serviço
Talvez a realidade mais frustrante de viver com ansiedade de alto funcionamento seja o mal-entendido que a acompanha.
Seus sentimentos de fracasso ou de estar fora do controle podem não fazer sentido para os outros, e você pode se sentir invalidado por isso.
Quando sua tentativa de vulnerabilidade é mal compreendida ou descartada, ela pode solidificar a crença de que o fracasso não é uma opção para você, o que exacerba ainda mais sua ansiedade.
Saiba que esse tipo de existência pode ser gerenciado. Converse com seu médico ou um profissional de saúde mental se sua ansiedade se tornar desgastante demais; você merece se sentir melhor. [HuffPost]
***
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…