Mensalmente, recebo dezenas de e-mails de colegas perguntando sobre como realizar o Apoio Psicológico Online, portanto, objetivo com esse texto ajudar e compartilhar minhas experiências com psicólogos/psicanalistas que pretendem enveredar por esse caminho.
Dessa forma, esse artigo é de minha responsabilidade e descrevo minhas experiências, sendo possível que outros profissionais possam acrescentar outros pareceres ou mesmo divergir com relação a alguns tópicos-.
Em 2013, depois de 12 anos trabalhando no SUS e exercendo atividades em consultório convencional, quis dar um outro rumo a minha carreira de psicanalista, pois a maternidade exigia de mim outra adequação no mercado de trabalho.
Nessa época pesquisando sobre diferentes formas de atuar, deparei-me com o apoio psicológico online que, aparentemente, era uma oportunidade de exercer meu trabalho. Entretanto, eu ainda não acreditava em seu funcionamento, pois para mim ele ainda parecia algo mais comercial do que funcional.
Somado a isso, praticamente não havia bibliografia significativa sobre o tema e, em princípio, a Resolução do Conselho Federal de Psicologia, a CFP N.º 12/2005 foi o meu norte . No ano que se seguiu fui me aprofundando e estudando essa proposta de Apoio Psicológico Online.
Lembrei-me de que Freud se correspondia com seus ex-pacientes, que Winnicott era convidado na rádio BBC para falar de psicologia infantil para pais, mães e professores. E então pensei: “Se esses “caras” tivessem acesso a internet, o que fariam?” Certamente, conseguiriam levar a psicanálise para mais pessoas. Afinal, a psicologia está em todos os lugares!
A partir disso, trabalhei incessantemente para fazer dar certo meu novo projeto profissional: Apoio Psicológico Online. Agora, depois desse amadurecimento, sinto-me apta para compartilhar minhas percepções e experiências.
Algumas dicas para os profissionais que desejam trilhar esse caminho:
Essas são as primeiras premissas para quem deseja seguir esse caminho.
Penso que a psicologia está em todas as pessoas e lugares e que, exercendo um trabalho de qualidade, podemos transformar vidas, ajudar a “ressiginificar” o passado e transformar o futuro das pessoas que nos procuram.
Imagem de capa: GaudiLab/shutterstock
A influenciadora deixou claro que não tolerará mensagens de ódio contra sua filha e pretende…
Este filme só para maiores disponível na netflix oferece a dose de diversão que você…
Jacqueline Moreira, que foi presa na últuma quinta-feira (16), tem 28 anos e é moradora…
Um helicóptero com quatro ocupantes caiu no Morro do Tico Tico, em Caieiras, no interior…
Cameron Diaz e Jamie Foxx esbanjam química nesta superprodução da Netflix que acaba de "sair…
O uso do aparelho é proibido no Brasil e em diversos outros países e envolve…