Correria com as crianças, discussão com o chefe, contas que não param de chegar, trabalho atrasado… há períodos na vida em que o estresse se manifesta com mais força. Mudança de apetite, alergias na pele, tontura, insônia, cansaço constante, queda de cabelo e tensão muscular são apenas alguns dos sintomas dessa doença.
Sim! Não sabia? O estresse é uma doença que atinge, no Brasil, 30% dos trabalhadores, causando a chamada Síndrome de Burn Out — ou esgotamento mental intenso. Antes de gritar com o próximo que aparecer na sua frente, veja nossas 10 dicas para aliviar o estresse e garantir maior qualidade de vida:
1. Tenha tempo para você
Com a mente descansada, você será muito mais produtivo. Leia um livro, relaxe, tome um banho demorado. Conheça seus limites e obedeça-os.
2. Respire fundo
A respiração profunda, sentindo o ar preencher todo o abdômen, oxigena as células cerebrais e ajuda a tranquilizar. Inspire pelo nariz, contando até 5, e expire pela boca, contando até 10.
3. Divirta-se
Cante, dance, passeie e jogue games divertidos, que proporcionem um passatempo animado, como os jogos do cassino online português, que oferece entre outros pôquer, vinte e um, bacará e roleta. Você vai ficar com a cabeça mais leve!
4. Faça exercícios
Quando pratica atividades físicas, o corpo libera na corrente sanguínea substâncias responsáveis por aumentar a sensação de bem-estar e prazer. A mais conhecida é a endorfina, um analgésico natural importante na eliminação do estresse e da ansiedade.
5. Cuide da alimentação
A boa alimentação é fonte de saúde também para a nossa mente. Beba muita água e prefira alimentos que contenham fibras (frutas e legumes), antioxidantes (gengibre), selênio (frutos secos, como nozes e castanhas) e vitamina C (cítricos).
6. Faça meditação
A meditação é uma estratégia segura e efetiva para lidar com o estresse diário. Hoje em dia há diversos aplicativos que ajudam a meditar, o que facilita muito para quem nunca exerceu essa prática.
7. Releve
Não leve tudo a sério. Releve pequenos imprevistos, chateações e problemas menores. Se receber uma crítica, reflita e veja como aproveitá-la de maneira construtiva.
8. Durma bem
De acordo com um estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard, quem não dorme o suficiente tem mudanças no centro de controle emocional e chega a ser 60% mais reativo, reagindo às situações adversas de maneira descontrolada. Procure dormir no mínimo sete horas diariamente.
9. Saiba dizer “não”
Um dos grandes motivos de estresse é o excesso de atividades. Se você sofre do mal de ser o bonzinho do grupo, ajudando a todos no trabalho e em casa a ponto de deixar suas próprias prioridades de lado, pode parar. Estabeleça seus limites e aprenda a dizer não.
10. Não se cobre tanto
Ninguém é bom em tudo. Não precisa refazer o trabalho cinquenta vezes só porque não ficou exatamente do jeito que você queria. Peça ajuda quando precisar. Não se sinta culpado se não conseguiu cumprir toda a sua lista de tarefas. Provavelmente ela estava maior do que deveria.
Se nada disso adiantar, procure ajuda profissional antes que o estresse tome conta da sua vida. Seja mais leve e garanta sua qualidade de vida.
Se você está à procura de um filmaço que mistura romance, humor e uma pitada…
Se você estava procurando um bom motivo para não sair de casa hoje, saiba que…
O estudante é fruto de um arranjo familiar em que a mãe biológica é irmã…
Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.