Saiba quais são as produções recentes do país que você não pode perder!
Fora do circuito hollywoodiano, o cinema francês é o que mais se destaca, seja pela oferta de produções ou pelo alcance de público. E não é para menos – a cada ano, novidades do país invadem as telas mundo afora.
E para quem já é fã, ou àqueles que pouco conhecem, o Guia da Semana selecionou 10 filmes franceses atuais que você precisa assistir. Confira!
Agnus Dei (2016)
Nem todos os dramas de guerra precisam falar de soldados e “Agnus Dei” mostra uma perspectiva totalmente inusitada sobre a Segunda Guerra Mundial. Uma médica francesa da Cruz Vermelha atende ao chamado de uma freira para resolver uma situação espinhosa: num convento polonês, a maioria das freiras está grávida ou já morreu dando à luz, após sucessivas invasões de soldados de ambos os lados do conflito.
Marguerite (2015)
A comédia dramática de Xavier Gianolli foi lançada no mesmo período que a versão americana “Florence – Quem É Esta Mulher?” e ambos se inspiram na mesma história real: a de uma mulher muito rica que amava cantar, mas não tinha talento nenhum. Na versão francesa, Catherine Frot interpreta a protagonista.
Chocolate (2015)
O Pequeno Príncipe (2015)
Baseado numa história real, o filme mostra a trajetória do primeiro artista circense negro a conseguir construir uma carreira na França. Omar Sy interpreta Chocolate, que começa a trabalhar no circo como uma “besta africana”, mas encontra a oportunidade de mudar quando um palhaço (James Thierrée) o convida para ser seu parceiro no palco.
O livro de Saint-Exupéry, um dos mais famosos na literatura infantil, ganha uma adaptação expressiva por Mark Osborne. A animação conta a história de uma menininha que se prepara para entrar numa escola muito rígida, quando conhece seu excêntrico vizinho: um aviador que diz ter conhecido um garoto de outro mundo.
Também temos: 10 filmes com finais inesperados que te surpreenderão na Netflix
Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte (2014)
Para amantes de literatura, “Gemma Bovery” é um presente. Fabrice Luchini interpreta um homem fascinado por Gustave Flaubert que fica obcecado por seus novos vizinhos quando descobre que o nome da moça é Gemma Bovery (Gemma Arterton) e que sua história tem semelhanças com a da personagem literária.
A Família Bélier (2014)
Paula Bélier é uma adolescente que divide seu tempo entre ajudar os pais na fazenda e ter uma vida social na escola. Como toda a família é surda, exceto ela, sua presença é ainda mais essencial. Quando Paula é descoberta por um professor de canto e é convidada a participar de um concurso para estudar música em Paris, sua relação com os pais entra em choque.
Saint Laurent (2014)
A vida de Yves Saint Laurent entre os anos de 1967 e 1976, quando o estilista estava no auge da carreira, retratando ainda algumas paixões da sua vida, como Jacques de Bascher, que mais tarde tornou-se parceiro de Karl Lagerfeld.
A Datilógrafa (2012)
Para quem gosta de romances adocicados, “A Datilógrafa” é a pedida perfeita. Ambientado nos anos 50 em tons pastéis, o filme conta a história de uma secretária que se candidata a um trabalho numa grande empresa. Seu chefe percebe que ela não é uma boa funcionária, mas tem um talento inato para datilografia e decide inscrevê-la num concurso nacional.
Dentro da Casa (2012)
Voyeurismo é o tema central da comédia dramática (com um toque de suspense) de François Ozon. Germain (Fabrice Luchini) é um professor de francês entediado com a falta de talento de seus alunos, até que conhece Claude. Habilidoso com as palavras, Claude começa a escrever uma mistura de ficção e realidade sobre a família de um amigo, mas, para continuar produzindo, ele precisa se infiltrar cada vez mais na vida da família.
Fonte: Guia Da Semana