Um dinheirinho extra para passar o mês é o desejo de todo mundo, mas conseguir esse verdadeiro milagre é o que pouca gente consegue.
Ter um controle sobre os gastos é fundamental, mas controlar o desejo de comprar qualquer coisa é tão importante quanto. Não basta você registrar todos os seus gastos se não controlar o impulso de comprar algo que lhe chame a atenção.
Algumas atitudes podem sim ajudar a fazer uma economia e ter um dinheirinho a mais na mão para tornar aquele sonho real.
Veja o que você pode fazer a partir de agora:
1. Pechinche
Não é vergonha nenhuma chorar um desconto quando você precisar comprar alguma coisa. Hoje em dia até é muito mais comum as pessoas não concordarem com o preço de venda e negociarem um certo desconto pelo produto ou serviço. Qualquer que seja o valor pechinchado você já terá feito uma economia.
2. Marmita
Se você trabalha ou estuda os gastos com alimentação fora de casa devem fazer parte de seu orçamento mensal, e você bem sabe que o valor deste tipo de despesa é alto. Sendo assim, opte pela velha e antiga marmita, além de consumir produtos saudáveis com tempero caseiro você também sentirá a diferença em seu bolso.
3. Gastos desnecessários
Pense, pra que ter um pacote de televisão completo com todos os canais se você nem consegue ao menos ter tempo para sentar e assistir a um jornal na TV aberta? Será realmente que faz sentido manter este tipo de despesa? E seu pacote de telefonia celular, está adequado ao seu tipo de uso? Pare para pensar e adeque sua vida com suas necessidades reais.
4. Planeje suas compras
Evite sair para o mercado com fome, ao contrário, planeje um cardápio semanal e leve uma lista ao mercado das coisas necessárias para que você possa cumprir seu cardápio. Assim você vai ver como o valor gasto com despesas de supermercado vão diminuir.
5. Economize
Já parou para pensar em quantas saídas de carro você faz que são mal planejadas? Se você planejar melhor o seu dia poderá percorrer menos quilômetros e gastar menos combustível economizando um pouco mais com este tipo de despesa.
6. Produtos de limpeza
É possível sim economizar com este tipo de produto. Da próxima vez que for limpar sua casa se atente para aqueles produtos que são caros, mas que fazem o mesmo efeito de um mais simples. Água Sanitária e cloro são produtos que podem muito bem ser usados para limpar banheiros e cozinhas sem que você gaste horrores com produtos que prometem a mesma eficiência.
7. Água e luz
Evite o gasto desnecessário, reduza o tempo de banho, junte mais peças de roupas antes de colocá-las para lavar na máquina, apague as luzes quando sair do ambiente
8. Abuse de frutas e verduras da estação
Monte seu cardápio usando as frutas e verduras de acordo com a época, assim você vai conseguir um bom preço por estes itens e ainda por cima vai se alimentar muito bem.
9. Verifique o preço de quantidades maiores
Muitas vezes a compra de coisas em menor quantidade encarece o produto ainda mais, um bom exemplo disso são as aves. Se você optar por comprar apenas o peito ou a coxa de um frango pagará igual ou até mais caro do que consumir o frango inteiro. Ser um bom observador pode lhe render uma economia agradável.
10. Tenha um cofrinho
Faça uma meta de depositar toda semana uma quantia definida em seu cofrinho a fim de guardar dinheiro. Isso vai se tornar um hábito, um bom hábito e vai conseguir um bom dinheiro ao final de um ano.
Por Renata Finholdt, Via Família