Por Margielyn Musser
Algumas pessoas optam pelo sarcasmo como forma de agressão não direta. Outras dizem que ele é uma ferramenta emocional que protege nossos sentimentos. Outras, ainda, dizem que ele é uma forma de insultar e responder à hipocrisia social vigente.
Estudos mostram que as pessoas sarcásticas são mais espertas do que você pensa. Então, reunimos 10 sólidas razões por que as pessoas sarcásticas são realmente muito inteligentes.
Confira!
De acordo com Dr. Shaman-Tsoory, que é um psicólogo da Universidade de Haifa, “a compreensão do estado de espírito e das emoções de outras pessoas está relacionada com nossa capacidade de entender o sarcasmo.”
Eles podem ler muito facilmente as pessoas e captar mensagens subliminares em uma conversa e em nossas mensagens corporais.
Em um artigo que escreveu Richard Chin para o Smithsonian, ele explicou que o cérebro humano tem que trabalhar mais para entender o sarcasmo. Isso significa que as pessoas que usam sarcasmo, muitas vezes, utilizam mais seus cérebros que você. Compreender o sarcasmo envolve a decodificação de nuances de entonação e contexto da mensagem, a mensagem não é óbvia.
Em um artigo muito similar, Richard Chin afirma que o sarcasmo também nos ajuda com nossas habilidades de resolução de problemas criativos.
É dito por John Haiman, um linguista da Macalaster College, que o sarcasmo é praticamente o principal idioma na sociedade de hoje. Normalmente as pessoas sarcásticas vão se manter na conversa, fazer comentários que nem todos entendem, enquanto aparentam rir do que os outros riem… Mas a verdade está longe de ser essa.
Pessoas sarcásticas são inteligentes o suficiente para não levar tudo a sério. Isso significa que elas não explodem em lágrimas quando você as provoca depois de umas cervejas. Elas podem bater, bem como apanhar, mas você raramente vai encontrá-las se fazendo de vítimas da situação. A pessoa sarcástica sabe bem que ninguém gosta de vítimas.
De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, na fala da neurocientista Katherine Rankin, a falta de capacidade de captar o sarcasmo pode ser um sinal de alerta precoce de danos cerebrais. Esse dado foi encontrado em um estudo em que indivíduos com demência fronto-temporal tiveram dificuldade em entender sarcasmo.
Devido à sua maneira constante de comunicação, as pessoas sarcásticas afetam os cérebros de pessoas ao seu redor. Existem três fases que nossos cérebros precisam ultrapassar para entender a ironia. Se você tem um amigo usando de sarcasmo enquanto assiste TV, dirige, ou mesmo faz compras, você certamente terá seu cérebro mais estimulado. Eles estão te fazendo um favor, então não se esqueça de lhes agradecer. 😉
Elas são excelentes em “guerras emocionais”. Se você já esteve em uma discussão com uma pessoa sarcástica, há provavelmente uma cicatriz costurada em seu coração por causa do que ela disse. A capacidade de identificar muito dos sentimentos do outro fornece à pessoa sarcástica grandes armas de agressão em momentos delicados e, se não houver contenção, em uma discussão , algumas cicatrizes podem ser criadas.
Elas podem fazer alguém rir em voz alta de uma observação e essa pessoa só perceber que foi insultada depois . Se você ainda não experimentou isso, preste mais atenção.
Elas sabem que seus amigos são realmente seus amigos, porque só amigos afins lidam com tais sarcasmos diariamente sem perder a compostura. Mais do que isso, provavelmente todos eles possuem traços de personalidade sarcásticos trocando comentários em bandejas de prata. É um passatempo divertido para eles, como jogar beisebol.
Do original 10 Reasons Sarcastic People Are Smarter Than You Think
Traduzido exclusivamente para Conti outra por Josie Conti.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…