Por Travis Jon Allison
Como é que você sabe se os seus pais idosos sofrem da doença de Alzheimer ou de outras demências? Se eles se esquecem onde colocam as chaves de casa ou se confundem os dias da semana? Isso não é suficiente, existem outros sinais de aviso que podem ser determinantes na descoberta da doença. Conheça 10 sinais de aviso da doença de Alzheimer e de demência e observe-os com a máxima atenção.
A demência e a doença de Alzheimer são desordens que afetam o correto funcionamento do cérebro e provocam uma deterioração lenta e progressiva de diversas funções do conhecimento. Os médicos são as únicas pessoas que conseguem diagnosticar estas perturbações, mas os cuidadores podem exercer um papel muito importante ao detetar os sinais de aviso principais. Dos mais importantes, destacam-se os 10 seguintes:
Dos vários sintomas que a doença de Alzheimer apresenta, um dos mais comuns é a perda de memória. No entanto, se a pessoa idosa não se recordar onde colocou os seus sapatos, isso não quer dizer que sofra de Alzheimer ou de demência. Qualquer pessoa pode, por vezes, esquecer os detalhes de uma conversa, isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Porém, o que não é normal, é esquecer-se de uma conversa inteira quando ela teve lugar há momentos atrás. A doença de Alzheimer e a demência são perturbações que afetam, em primeiro lugar, a memória de curto prazo, o que significa que a pessoa afetada se esquece de toda a informação recente que aprendeu. Por outro lado, também existe uma enorme dificuldade em fixar datas, aniversários ou outros eventos importantes. As pessoas afetadas estão constantemente a fazer as mesmas perguntas e, muitas vezes, esquecem por completo os rostos dos amigos e dos familiares mais próximos.
Ficar confuso sobre os tempos e os lugares é um sinal de demência e da doença de Alzheimer. Geralmente, as pessoas afetadas têm muitas dificuldades de concentração e demoram mais tempo a tomar medidas e decisões. Como consequência dessa situação, esquecem-se frequentemente do local onde se encontram e de como lá foram parar. Têm muitas dificuldades em perceber e distinguir um evento passado de um presente ou de um futuro, pois não conseguem ter a noção e a consciência do espaço e do tempo em que vivem.
Uma pessoa que sofre deste tipo de desordens pode colocar as coisas em locais incomuns. Por exemplo, pôr as chaves de casa fora do seu local habitual pode acontecer a qualquer um, mas colocá-las no interior do forno na cozinha pode ser um dos sintomas da doença de Alzheimer. Um paciente com demência ou Alzheimer pode perder um objeto e ser incapaz de refazer os passos dados para o tentar encontrar. Também é muito comum acusarem outras pessoas de roubo quando determinados objetos estão perdidos ou fora do seu local habitual.
Uma pessoa que sofre de demência ou da doença de Alzheimer tem muitas dificuldades na realização das tarefas mais básicas do dia-a-dia, como cuidar da sua higiene pessoal, saber que roupa vestir ou que alimentação seguir. As pessoas podem ter problemas em lembrar-se de como conduzir um automóvel, como cozinhar o seu prato favorito ou como jogar às cartas. Podem começar a confiar mais no cônjuge ou num membro da família para fazer as coisas por eles.
A repetição frequente de palavras, frases, perguntas ou atividades é uma característica da demência e da doença de Alzheimer. Uma pessoa que sofre destas perturbações tem muita dificuldade em se lembrar do nome correto das coisas e da maneira como elas são apelidadas. Por exemplo, é normal utilizarem expressões como “aquelas coisas de ver” quando se querem referir aos óculos ou “aquilo que dá música” quando falam do rádio.
Quando as pessoas estão num estágio inicial de demência e da doença de Alzheimer podem ter muitas dificuldades em trabalhar com números e não conseguem resolver exercícios simples de matemática. Podem existir muitos problemas na realização de operações bancárias e no pagamento de contas e de prestações. Além da matemática, a doença de Alzheimer também pode agravar os problemas de visão de uma pessoa, nomeadamente a perceção de profundidade e de distância e a nitidez das cores.
Uma pessoa que sofre de demência ou da doença de Alzheimer tem tendência a tomar decisões menos racionais. No entanto, isso não significa que uma pessoa que tenha seguido determinadas opções erradas sofra necessariamente destas perturbações. A incapacidade de julgar corretamente é visível quando alguém ponderado começa a decidir de uma forma mais impetuosa e radical. Por norma, as primeiras mudanças que ocorrem no julgamento de uma pessoa estão relacionadas com a má gestão das suas próprias finanças.
As pessoas que sofrem da doença de Alzheimer ou de demência podem apresentar mudanças repentinas de personalidade e fortes alterações de humor. Podem ficar com medo, desconfiadas, deprimidas, medrosas e até ansiosas. Uma pessoa autoconfiante pode tornar-se hesitante e tímida e rejeitar qualquer tipo de interação social. Elas podem ficar aborrecidas ao sair de casa, pois sentem-se fora da sua zona de conforto.
A súbita falta de atenção para a higiene pessoal e o descuido nas limpezas gerais da casa podem ser um dos sinais de aviso mais evidentes da doença de Alzheimer ou de demência. Todos os pacientes que sofrem destas desordens têm tendência para serem desleixados com a sua aparência e higiene, e esquecem-se, na maioria das vezes, de escovar os dentes, cortar as unhas, tomar banho e até utilizar a casa de banho/banheiro para a realização das suas necessidades. As atividades de limpeza de uma casa também ficam comprometidas, uma vez que não existe qualquer tipo de interesse na sua realização.
De uma forma geral, as pessoas esquecem-se e afastam-se de amigos ou familiares próximos e de todo o tipo de atividades que faziam em conjunto. Mais do que chamar a atenção para as falhas de memória ou para as dificuldades de comunicação, as pessoas afetadas evitam qualquer tipo de interação e convívio social. Elas ficam embaraçadas e constrangidas quando estão na presença de outras pessoas, especialmente quando têm de comunicar ou realizar algum tipo de tarefa social. Este é um dos sinais de aviso de uma depressão que conduz à solidão e ao afastamento da vida social.
A doença de Alzheimer e a demência só são diagnosticadas quando o relatório médico determinar que existem duas ou mais funções do cérebro afetadas como, por exemplo, a memória e a capacidade de comunicação. Contudo, se detetar que a pessoa que está a seu cargo apresenta algum dos sinais de aviso apresentados, é preciso contactar o seu médico de família imediatamente para fazer um exame mais detalhado.
Fonte indicada: Cuidamos.com
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…
Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…
João Lucas Reis da Silva, pernambucano de 24 anos e atual número 401 do ranking…
"Está acontecendo algo", disse o prefeito de Washington Township sobre objetos que estão sendo vistos…