De acordo com o DSM-V, a bíblia de diagnósticos clínicos dos psiquiatras, a insanidade é constituída de diversos sintomas, inclusive falsas crenças sobre a realidade.
A vítima se detém a essas crenças, apesar da evidência óbvia do contrário. As falsas crenças são muitas vezes uma fonte de estresse significativo e leva a comportamentos que simplesmente não fazem sentido.
A maioria das pessoas estão mais familiarizadas com a definição de insanidade, que é a do leigo: Fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes.
Neste caso, você faz alguma coisa diária que compromete sua vida e faz você infeliz, e não pára. Você pode acreditar que o seu peso não tem nada a ver com a sua dieta (mas tem), ou que você não pode ajudar a si mesmo (você pode) ou que alimentos industrializados tem estranho poder sobre você (não têm).
Você pode estar esperando pelo dia em que sua motivação vai magicamente aparecer do nada (ela não virá por conta própria).
Resíduos radioativos estão sendo derramados no oceano em Fukishima. Organismos geneticamente modificados e pesticidas estão envenenando o suprimento de alimentos. Toxinas são carregadas em vacinas e medicamentos farmacêuticos – e isso está sendo chamado de medicina.
Mas, ei, se houvesse qualquer perigo real, alguém poderia nos dizer, certo? (errado). As pessoas que estão envenenando você realmente preferem que você permaneça no escuro.
Créditos incobráveis, fundos grosseiramente mal geridos, corrupção absoluta – e estas são as pessoas com as chaves para o seu futuro financeiro. Ainda assim, você diz a si mesmo que não há nada que você possa fazer sobre isso (errado – pergunte a qualquer pessoa bem preparada o que você pode fazer). Você acha que eles vão resolver tudo (décadas de prova em contrário).
Quando esse brilhante carro novo começa a desaparecer depois de alguns meses, você busca satisfação em outras coisas, como um novo computador, móveis, um relógio novo, roupas novas, etc .. Você se arrasta para sua loja online favorita à noite à procura o que mais você poderia “precisar”. (Você não precisa mais do que você possui. Você já sabe que a felicidade vem de dentro).
É muito inconveniente (falso). Eu não gosto deles (facilmente superado). Eles me fazem sentir-me doente (porque você precisa se acostumar a eles). Eles são muito caros (errado de novo).
Você dá o seu filho tudo o que ele quer. Aquela criança logo aprende que você deve ser o errado quando ele não consegue o que quer.
Como pai, você pode acreditar que é mais fácil apenas desistir (não é). Você pode pensar que seu filho merece ter tudo (não tem nada a ver). Você pode estar tentando evitar o conflito (você não está – você está criando mais conflitos).
Você pode sofrer com baixa auto-estima, mas critica e pune-se por dentro em cada oportunidade. Você pode pensar que você merece isso (você não merece). Você pode pensar que a culpa é do seu pai (não é verdade). Você pode pensar que você não pode ajudá-lo (você pode).
Trabalhar menos do esperado é comum em locais de trabalho de hoje. Aqueles que fazem isso cronicamente são delirantes sobre si mesmos. Eles podem pensar que trabalhar duro não vale a pena porque não há nenhuma recompensa (auto-respeito é a recompensa). Eles podem justificar isso, culpando a má gestão (apenas uma desculpa). Eles podem dizer que vão trabalhar mais se foram pagos (falso).
Algumas pessoas realmente se sentem inseguras quando estão felizes. A felicidade faz-nos sentir vulneráveis, como se algo ruim estivesse prestes a acontecer. Então, eles sabotam a felicidade, a fim de voltar para algo mais familiar, como auto-privação.
Eles podem acreditar que a felicidade não é possível (não é verdade). Eles podem acreditar que não merecem a felicidade (falso). Eles podem temer a felicidade, porque é um sinal de que a má notícia está no seu caminho (não necessariamente verdadeiro).
Você nega a si mesmo oportunidades reais porque tem medo do sucesso. Você pode pensar que o sucesso vai criar muita pressão (errado). Você pode estar pensando que o sucesso cria expectativas irreais que você terá de viver até para sempre (mais uma vez, não é assim). Você pode pensar que você não merece o sucesso (errado de novo).
Algumas pessoas queixam-se do estresse, então divagam sobre o quanto elas têm tido de estresse na vida, e que elas “simplesmente não podem suportar.”
Por que não ir mais devagar? Isso iria aliviar um pouco do estresse, certo? Em seguida, vem as desculpas: Oh, eu não posso. A vida é muito caótica. Minha esposa iria surtar. Meus filhos precisam de mim demais. Eu não posso dizer não. (Todos – falsos)
Afinal, o que faz com que as pessoas pensem de uma maneira e se comportem de outra? Isso é insano!
Fonte: Natural News
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…