Alguns filmes esquisitos e incomuns às vezes nos colocam num beco sem saída; fazem pensar e ir a fundo para tirar conclusões. E, passados os créditos no final, nos perguntamos: “como o autor foi capaz de criar uma trama como essas?“
Aqui estão algumas dessas obras. Se já as assistiu, talvez queira assistir de novo, analisando cena a cena e voltando aos antigos enigmas. Agora, se nunca as viu, que tal aproveitar um final de semana para ver pela primeira vez e pensar um pouco?
Um psiquiatra de meia idade, David, está desesperado para ajudar sua pequena filha Emily a enfrentar a morte da mãe. Ele se dá conta de mudanças estranhas no comportamento da menina. Acontece que agora ela tem um amigo imaginário chamado Charlie. A princípio David não leva a sério, mas quando eventos misteriosos começam a acontecer a seu redor, ele passa a investigar quem é esse amigo.
Este filme faz pensar muito. Simon é um humilde empregado. No trabalho, ninguém presta atenção nele e a garota dos seus sonhos o ignora. Parece que tal situação irá durar para sempre, mas um dia surge no escritório um tal de James, que é fisicamente idêntico a Simon, mas com uma personalidade totalmente oposta. Assim, pouco a pouco, James passa a se apropriar da vida de Simon.
Donnie Darko nunca foi considerado um rapaz comum, sempre foi visto como um ”bicho esquisito”. O filme é igualmente esquisito, tal qual o personagem principal. A trama é complexa e emaranhada, porém interessante e fascinante. A história conquistou muitos fãs ao redor do mundo e muitos a consideram uma obra cult.
Trevor Reznik passa um ano sem conseguir dormir. Ele se transforma em um esqueleto ambulante que tenta encontrar o equilíbrio entre sonho e realidade. Os diálogos e a música fazem deste filme um verdadeiro transe, no qual o protagonista luta para dormir e, ao mesmo tempo, descobrir o que o impede de pegar no sono. Christian Bale está simplesmente irreconhecível.
Arthur e Norma são recém-casados e estão passando por dificuldades financeiras. De repente, se transformam nos felizes proprietários de uma caixa enigmática que tem um botão. É explicado a eles que, ao apertar o botão, imediatamente ganharão um milhão de dólares. Só que existe um porém. No mesmo momento em que apertarem o botão, em algum lugar do mundo uma pessoa desconhecida morrerá… O filme é um pouco chocante e nos leva a pensar: você seria capaz de tirar a vida de alguém?
Em seu escritório, Craig Schwartz descobre uma pequena porta secreta por trás da qual encontra um corredor escondido que leva diretamente à mente do ator americano John Malkovich! Craig resolve organizar excursões para quem quiser viajar à mente do astro. O filme é tão estranho que os personagens às vezes querem entrar também na mente de quem está assistindo.
É um imponente drama com uma trama sensível, que o mantém em estado de tensão. Até o último momento, não é possível saber como irá terminar nem em que resultará a crescente tensão e a intriga inteligente que desperta sua imaginação. A trilha sonora, de extremo bom gosto, merece atenção especial.
Após passar 20 anos em um hospital para doentes mentais, o esquisito e solitário Dennis Clegg retorna ao lugar onde cresceu. Como uma aranha, ele explora a teia das lembranças que cobriu sua mente. O ambiente do filme é um pouco psicodélico, mas quem ama cinema precisa assisti-lo.
Filme interessante e digno de sua atenção, na mesma linha de ’O Duplo’. Ao alugar um filme, um rapaz percebe que um dos atores que aparecem é uma cópia exata dele mesmo. O desejo de encontrar seu clone se transforma em uma obsessão. Mas será que aquele homem é mesmo sua cópia?
É um filme forte, com história interessante e uma excelente atuação. Bruce Robertson é um policial corrupto, obcecado por álcool e sexo. Ele deseja ser promovido no emprego, mas seus odiados companheiros poderiam lhe atrapalhar. No decorrer da história, os demônios internos de Robertson lhe deixam louco. O ator James McAvoy (que interpreta Robertson) conseguiu expressar as emoções do personagem de maneira extraordinária.
Greg convida sua namorada Jess para passar um dia num iate com amigos. Uma forte tempestade vira o barco, mas para salvar-lhes surge do nada um enorme transatlântico. O navio de cruzeiro parece estar vazio e com os relógios parados. Porém, eles não estão sozinhos na embarcação. Alguém os observa constantemente.
Durante um terrível dilúvio, 10 viajantes se veem obrigados a passar a noite num hotel de beira de estrada. Logo depois, porém, as pessoas começam a morrer, uma depois da outra, e o assassino que os espreita não é descoberto. Nem tente adivinhar… a trama é tão complexa que o final é realmente inacreditável.
Um pai relapso, Noe, decide levar sua filha, Jeliza-Rose, até a casa onde passou a infância, situada entre grandes campos de trigo. A fuga da realidade o leva a um lugar estranho e sombrio, onde até as fantasias mais selvagens parecem histórias inofensivas. O filme, totalmente maluco, não é para qualquer um. Mas é impossível deixar de vê-lo.
Os filmes do diretor David Lynch são muito peculiares e ocupam um lugar especial na história do cinema. Como todas as suas obras, não há como descrever Império dos Sonhos. É uma obra que foge à lógica, ao menos da lógica dita normal. Recomendada para todos os cinéfilos.
Este talvez seja o melhor filme sobre a luta do ser humano contra o sistema da Justiça. O maravilhoso Kevin Spacey prende a atenção com sua atuação do começo ao fim. O final obriga o espectador a perceber de outra forma tudo o que aconteceu, rejeitando por completo a narrativa anterior.
Matéria original: Incrível.club
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…