A comédia domina as bilheterias nacionais já há algum tempo. Não faltam exemplos de sucesso, geralmente baseados em peças de teatro ou de programas de humor das TVs fechadas. Este bem sucedido nicho foi encontrado e é explorado a exaustão pela Globo Filmes, com distribuição similar aos blockbusters norte americanos.
Por causa disto, muitos filmes brasileiros acabam passando despercebidos do grande público, mesmo sendo verdadeiras obras primas de direção, roteiro ou performance dos atores. Conheça alguns deles e saia da mesmice, como quem troca a megasena pela lotofácil e é premiado logo na primeira vez!
Nina
Um filme urbano, baseado na realidade clubber paulistana. Excelentes interpretações – com a presença de Wagner Moura e Lazaro Ramos, ainda em início de carreira, além de vários outras pontas de atores conhecidos – e boa trilha. Bem diferente do que se costuma ver no cinema nacional.
Estômago
João Miguel, mais uma vez, dando um banho de interpretação, como o cozinheiro que aposta em ingredientes pra lá de inusitados. Um filme digno de prêmios, mas pouco falado.
Casa de Areia
Com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro se revezando no mesmo papel, na medida em que o tempo avança ou retrocede. Belíssima fotografia e baseado numa história real.
Depois da Chuva
Filme baiano, que mostra uma Salvador sem os estereótipos de sempre. Urbana e classe média, ambientada na época do final da ditadura militar.
A festa da menina morta
Primeiro longa dirigido pelo ator Mateus Nachtergaele, conta tudo o que está por trás de uma história de fé numa pequena cidade amazônica. Intenso, forte e até chocante, uma história quase Rodriguiana, com interpretações surpreendentes.
Alguns estão no Netflix, outros esporadicamente são exibidos pelos Canais fechados, mas nenhum é difícil de encontrar na internet. Quem gosta de cinema bem feito não terá nenhuma queixa a fazer. Aproveite e veja todos!