Amigos, filhos, pais, mães… A perda de alguém emocionalmente importante pode ser devastadora… Ou impulsionar a pessoa e fazê-la crescer, mesmo que tardiamente. De qualquer maneira, nunca é fácil, seja em qualquer idade.
Alguns filmes conseguem tocar neste tão espinhoso tema com muita delicadeza, sem deixar de oferecer uma reflexão importante, ao mesmo tempo em que entretêm. Há obras de arte que fazem o espectador se sentir como quem vê o resultado da mega da virada online e percebe ter acertado prêmio principal. Filmes enriquecedores!
Eis uma pequena lista deles:
O Labirinto do Fauno
Filme espetacular, que lida com fábulas e mitos nem um pouco fáceis de se viver. De uma sensibilidade absoluta, chama a atenção o trabalho da direção de arte e a trilha sonora desta obra prima. Prepare os lencinhos…
Livre
Reese Whiterspoon vive uma mulher em busca de si mesma. A maneira que ela encontra para melhor se conhecer é partir numa jornada espiritual como andarilha em lugares inóspitos dos Estados Unidos. Um filme muito bonito, cuja reflexão faz pensar sobre o que é realmente importante.
Ponte para Terabítia
Pré-adolescentes descobrindo a amizade e deixando a imaginação tomar conta de realidades nem sempre agradáveis. Sensível.
O segredo de Brokeback Mountain
A temática gay da história acaba não chamando tanta atenção quanto à direção afinada do chinês Ang Lee e as atuações soberbas de Heath Ledger e Jake Gillenhall. É, acima de tudo, um drama muito bem construído sobre a dificuldade nas relações humanas, sejam elas hetero ou homossexuais. Imperdível.
Amnésia
Uma vingança é contada numa ordem inversa, graças ao brilhante trabalho de edição do filme de Christopher Nolan. Difícil de ser entendido, a princípio, mas se revela espetacular com o passar do tempo, tanto pelo exuberante apuro técnico do roteiro e edição quanto pela complexidade psicológica que ele acaba revelando ao final.