As pessoas honestas desfrutam de uma melhor qualidade de vida, são mais felizes e enfrentam os problemas de um modo mais íntegro e valente. Isso é assim por uma razão bem simples: as pessoas honestas não são aquelas mais inteligentes, nem as que sabem sempre a verdade sobre as coisas: são perfis com uma firme coerência entre o que pensam e o que fazem.
Por mais curioso que pareça, este tipo de princípio psicológico não é nada fácil de colocar em prática. A honestidade da mente e de atos requer um adequado desenvolvimento pessoal onde temos que ser genuínos, autênticos e sinceros com nós mesmos e com os demais. A seguir, propomos aprofundar um pouco mais nas características que definem esta qualidade tão valiosa de uma personalidade.
A honestidade não serve para nada, se não formos capazes de ter a coragem de defender e exigir sempre a verdade em cada um dos contextos que a rodeiam.
Por outro lado, todos sabemos que não é particularmente fácil defender e espalhar este tipo de integridade pessoal.
São muitos os cenários no qual se reina aquela desonestidade camuflada, aquela hipocrisia nociva da qual temos que nos defender de forma constante.
De nada nos serve exigir honestidade das outras pessoas, se não somos capazes de praticá-la em nossa própria pessoa.
Esse autoconhecimento favorece, por outro lado, uma congruência pessoal onde atos e pensamentos se harmonizam, onde não existem falsidades nem maniqueísmos: somente o equilíbrio de um coração humilde e respeitoso.
Ser transparente não é permitir que os demais vejam as nossas intimidades, nem ser vulnerável como uma janela de cristal fino.
Logo, nos encontramos em aquela constante necessidade de “se encaixar” e de ser aceito por todos e em qualquer contexto. A pessoa honesta não tem este problema: se algo não lhe agrada ou vai contra seus princípios, ela se manifesta.
Em certos casos, as pessoas mais honestas, humildes e nobres são as que mais sentem a solidão e até mesmo a rejeição de muitos que as rodeiam.
Tudo isso faz com que muitas vezes a honestidade seja incômoda e seja preferido mais uma pessoa hipócrita ou a pessoa dócil, manejável.
A pessoa que vive seu dia a dia na congruência, naquele equilíbrio perfeito entre valores e atos, costuma inspirar quem sabe apreciar a verdade.
Se em sua vida você tem uma ou mais pessoas caracterizadas por uma honestidade infalível, não tenha dúvidas em sempre a manter por perto, em aprender com elas, em compartilhar tempo e grandes momentos.
São presentes de nossa sociedade, pessoas que nos inspiram a ser melhores.
Imagem de capa: Shutterstock//FCSCAFEINE
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…
O Japão é mundialmente reconhecido por sua saúde física e mental, com taxas impressionantemente baixas…
Graças às redes socials, Laura finalmente tem um grupo de amigas com quem compartilhar os…
Quantas vezes você já entrou em um cômodo da casa ou no trabalho e, de…
O Japão é conhecido mundialmente por suas práticas eficazes de autocuidado e bem-estar. Entre essas…