-“Como se sente?”
-”Estou nervosa”
(um longo suspiro de ambas)
A entrevista especial “Oprah e Viola: Um Evento Especial Netflix”, lançada em 2022, apresenta uma conversa profunda e sensível entre Oprah Winfrey e a aclamada atriz Viola Davis. O encontro tem como foco o livro de memórias da atriz, intitulado “Em busca de mim”.
Durante a entrevista, Viola compartilha sua jornada de vida e os desafios enfrentados na carreira e na busca pela identidade. Oprah se impressiona com o percurso da atriz e a questiona: “Que vida incrível você construiu, como você usou a força, como você usou o poder que eu nem sei de onde você tirou?”
A seguir, apresentamos 5 motivos para assistir a essa entrevista emocionante e inspiradora:
Viola Davis acreditava que a ascensão na carreira a levaria, como em um passe de mágica, a descobrir o sentido da sua vida e poder desfrutá-la. No entanto, ao alcançar o topo, ela enfrentou uma forte crise existencial. Em um dos momentos mais emocionantes da entrevista, Viola revela que não conseguia se desvencilhar da imagem da pequena Viola correndo dos ataques racistas dos meninos brancos da escola. “Essa é a lembrança que me definiu. (…) Eu nunca parei de correr, meus pés só pararam de se mover”, afirma a atriz. Viola precisou voltar às suas raízes para conseguir contar sua própria história e finalmente abandonar a imagem que aqueles meninos que a perseguiam tinham deixado sobre seu passado. Foi a escrita de suas memórias que a ajudou a superar as marcas deixadas pelo racismo sofrido na infância.
Viola destaca que o amor é vital para ter se transformado na celebridade mundial que é hoje. “Encontre pessoas na sua vida que te amem”, ressalta a atriz, “Ao amarem você por inteiro, até seus defeitos, o que essas pessoas fazem é lhe dar permissão de ser capaz de se amar”. A família também recebe especial atenção nas memórias de Viola, apesar da violência e da pobreza. “Meu pai foi o primeiro homem que me amou e ele demonstrou isso todos os dias”, afirma. A filha Gênesis e o marido Julius são dois outros exemplos de como o amor foi fundamental na vida de Viola. “Ter uma filha te dá a oportunidade de viver por algo maior do que você”, destaca sobre a adoção da menina.
Em uma entrevista com Oprah Winfrey, a atriz Viola Davis fala sobre como o papel de Annalise Keating em “Como Defender um Assassino” a ajudou a descobrir seu poder como mulher. Ela afirma que a personagem era tudo o que as mulheres negras costumam escutar que não são e que interpretá-la foi libertador. “Annalise Keating me livrou dos obstáculos que me impediam de perceber meu valor e poder como mulher. Esse papel me libertou”, escreveu em seu livro. Encontrar a própria voz e sentir algum nível de aprovação na pele de Annalise foi um momento crucial na jornada que a atriz decidiu emplacar para perseguir a felicidade.
Viola Davis revela que enfrentou dificuldades ao longo de sua vida, inclusive a crença de que era amaldiçoada por ser “preta demais, feia demais ou pobre demais”. Ela passou por muita terapia para entender que não poderia mudar o passado, mas que era vital transformar o futuro. A atuação aos nove anos de idade foi fundamental para que suas dores começassem a ser curadas, pois tudo o que ela não podia expressar na vida real, se expressava no palco. Quando pensou em desistir da carreira de atriz para se tornar professora por questões financeiras, Viola caiu em depressão. No entanto, sua irmã Deloris a fez ver que o risco valia a pena. Ela entendeu que o medo não iria embora, mas aprendeu a lidar com ele. “Comecei a entender a citação de Anne Lamott que diz: ‘Toda coragem é medo dito com preces’. Foi quando entendi que o medo não iria embora”, e seguiu em frente, trilhando sua trajetória de sucesso.
Viola Davis descreve seu sonho de ser atriz como o alimento necessário à vida. Ela afirma que precisava de um sonho como precisava de comida e água. Esse sonho não era apenas um objetivo, mas sim sua saída e sua salvação. Após uma longa jornada de autoconhecimento, a atriz encontrou seu propósito e contou sua história. Em resposta à pergunta de Oprah sobre pelo que está vivendo agora, Viola responde que, em primeiro lugar, está vivendo por sua paz e alegria. Ela quer ser feliz em sua vida e sabe que a felicidade é uma jornada, não um destino. Embora a vida seja salpicada de coisas ruins, ela deseja sentir um pouco de paz e alegria em sua vida.
***
Com informações e inspirações de: Mina
Todas as imagens: reprodução/divulgação Netflix
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…