Ah, o amor! Esse sentimento tão lindo e romantizado, sinônimo de felicidade e romance também pode nos trazer sofrimento, pois ele não é o único responsável pelo sucesso do relacionamento. Além dele, a relação depende também da admiração que temos pelo outro, pelo caráter e qualidades e também pela forma como me sinto amado e completo.
Os problemas começam quando essa admiração deixa de existir e quando percebo que o outro já não me completa mais. É o sentir-se só e incompreendido mesmo acompanhado, a conhecida solidão a dois. Seria esse o motivo de muitos relacionamentos terminarem mesmo ainda existindo amor.
Os momentos de crise sempre vão existir e são superados porque apesar dos problemas, ainda existe admiração, respeito e completude de ambas as partes. Nesses casos a relação tem mais chance de ser resgatada, pois os problemas podem ser conversados e ajustados para que tudo volte a ser como antes.
Mas então como saber se é um momento de crise ou se o relacionamento chegou ao fim? Confira 5 sinais que podem te ajudar a identificar o fim de um relacionamento.
Com o passar do tempo e da convivência, percebemos que já não caminhamos mais lado a lado, falta sintonia com o parceiro e a sensação é a de caminhar em direções opostas.
Ter objetivos e metas em comum são um ponto forte para a união do casal. Quando os planos não se encaixam mais e cada um começa a pensar de forma individual, vale a pena rever a relação.
Uma dificuldade comum de muitos casais é conseguir conversar sobre qualquer assunto. Nos momentos de crise existe não só a dificuldade, mas também o interesse em tentar conversar. Quando a relação chegou ao final, não existe mais a vontade de tentar e nem o interesse em querer escutar o outro.
Quando uma relação acaba, fica difícil enxergar coisas positivas na outra pessoa ou elogia-las. Por isso, temos a tendência de criticar e nos irritarmos com tudo o que o outro faz.
Esses são os pontos mais importantes que indicam o fim, já que em uma relação buscamos acolhimento, compressão, importância e reconhecimento reciproco. Queremos admirar e sermos admirados, é essa reciprocidade que alimenta os relacionamentos.
O relacionamento acabou, e agora? Como sair de um relacionamento que acabou? Confira o passo a passo para terminar o relacionamento e se reequilibrar emocionalmente após o término:
Reconhecer o problema: A fase anterior a qualquer separação é sempre muito delicada, pois sempre temos uma resistência em enxergar que as coisas não estão bem e que talvez não seja só uma crise. O primeiro passo é reconhecer que existe um problema a ser enfrentado.
Aceitar que chegou ao fim: A aceitação é uma fase de reflexão e tristeza, pois é marcada pela análise de toda a história, sensações de “podia dar certo”, “poderia ter feito” e muitos momentos de culpa. Mas se uma relação chegou ao fim, cabe aos dois aceitar o passado e olhar o futuro para seguirem suas vidas. Quando você ainda ama e admira o parceiro, mas não é recíproco, pode ser mais difícil de aceitar, mas pense que você merece alguém que também te ama e te faça feliz.
Superar os medos: olhar para o futuro pode ser angustiante porque geralmente ele vem acompanhado de incertezas e pensamentos negativos. Todos os nossos traumas, inseguranças e sentimentos de solidão e de abandono que há tempos estavam esquecidos voltam a nos assombrar como fantasmas, fazendo-nos ter medo de recomeçar.
Resgatar a autoestima: Nunca é tarde para sermos felizes, a vida dos dá todas as oportunidades de seguir em frente em busca do que queremos e temos capacidade e recursos para tal. Tendo isso em mente, pense que uma experiência negativa não anula tudo de bom que você tem e faz.
Pensar positivo: Mesmo que seja muito complicado o processo de separação, talvez este seja o passo principal para que ambos possam voltar a ser felizes. Fomos feitos para sermos realizados, e é para isso que devemos viver, buscando o melhor para a nossa vida, sempre.
Manter a harmonia com outro: Quando o casal tem filhos, é muito importante manter o respeito, para que a relação seja cordial e educada. É muito estressante para uma criança viver em um ambiente conflituoso e com regras diferentes. Por isso, não coloquem os filhos no meio do conflito e conversem respeitosamente entre si sobre as regras e os limites para que eles sejam iguais.
Projetar o futuro: Ter projetos de vida e objetivos a serem alcançados ajudam a superar momentos de tristeza, vazio e tendência a depressão. Nada melhor que projetar o futuro para se desprender do passado.
Sair de uma relação pode ser tão difícil porque despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo.
Imagem de capa: Shutterstock/ Africa Studio
TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA
Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…
Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…
Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…