Por Susana Silva
Há vezes que, sem nos darmos conta, estamos trabalhando diariamente para que o amor que conquistamos deixe de existir.
Adoro me sentir apaixonada pelo meu marido depois de mais de 10 anos juntos. Porém, nem tudo foi fácil e tivemos momentos difíceis, nos quais, sem nos darmos conta, fomos minando esse amor que sentíamos um pelo outro.
As crises de um casal só te deixam mais forte e ajudam a identificar atitudes que podem danificar permanentemente o seu relacionamento se você as tiver por um longo período. Hoje, eu quero compartilhar algumas delas. Se vocês quiserem que o amor desapareça, basta praticá-las de maneira constante.
1- A balança eterna: quando pesamos cada uma das coisas que fazemos e as comparamos com o que o nosso parceiro faz. Dependendo de quem fez mais pelo outro, desistimos ou deixamos de fazê-las.
2- Se você não fizer, eu também não faço. Se você me ajudar com alguma coisa em casa, eu vou ajudar; se você colocar dinheiro em casa, eu coloco; se você me escutar, eu faço… E a lista pode ser interminável, até que se torne um círculo vicioso em que ninguém faz nada por ninguém sem esperar algo em troca.
3- Pouca atenção para o relacionamento. Se quisermos que a nossa relação seja duradoura, devemos dedicar-lhe tempo de qualidade. Quando nossa relação ocupa o último lugar, o amor do casal se danifica.
4- Reclamações constantes. Quando algo nos incomoda, devemos discutí-lo com nosso parceiro de forma respeitosa, porque queixas diárias e contínuas de cada uma de suas ações ou atitudes acabam desgastando pouco – ou muito – o amor de qualquer casal.
5- Rotina. Qualquer relação em que não acontece nada além do habitual acaba sendo chata e, diante do tédio, alguém pode encontrar outros interesses.
6- Ciúmes que matam. Uma coisa é sentir um pouco de ciúmes de nosso parceiro e outra é não ficar tranquila achando que ele pode estar com alguém o tempo todo. Devemos ser suficientemente seguras com nós mesmas e, também, encontrar um parceiro em que podemos confiar. Caso contrário, não faz sentido estar junto.
A lista continua, mas eu acredito que a repetição de qualquer uma dessas atitudes, sozinhas ou combinadas, pode trazer muito dano a qualquer relacionamento.
Vamos primeiro observar se estamos bem com nós mesmas, já que ninguém pode dar o que não tem. Você vai ver que isso resolve grande parte de nossos problemas e nos deixa livres para entregar nosso amor de maneira inteligente.
O amor de um casal pode durar anos se nos comprometermos e refletirmos sobre ele. Na sua experiência, que outras atitudes podem fazer com que o amor de um casal desapareça?
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…