Por que, depois de um ataque, voltamos para a pessoa que nos maltratou? A resposta se encontra nas diferentes estratégias de manipulação utilizadas.
Estas são muito sutis e se aproveitam deste momento de confusão e desespero que nos cerca. Aquele em que estamos mais frágeis do que nunca e mais manipuláveis.
Hoje encontramos algumas estratégias de manipulação das que você pode ser vítima. Às vezes, nós mesmos as utilizamos sem perceber.
Isto porque, dentro de nós, desejamos que o que queremos aconteça.
Quando a outra pessoa se sente ofendida ou encurralada não consegue argumentar mais nada sobre o que está acontecendo e opta por ficar brava.
Desta forma, distorce a situação e faz com que você se sinta culpado. Assim, fará com que você se desculpe e não volte a não agir daquela forma. Sem perceber, estará se submetendo à mercê do outro.
Uma das estratégias de manipulação mais dolorosas e que causa confusão na vítima. Frases como “Eu não disse isso” ou “não se lembra que foi você quem começou?” Pode causar dúvidas na pessoa sobre sua própria realidade.
A pessoa que abusa tenta fazer com que o outro duvide de si mesmo e que acabe cedendo aos seus desejos.
Isso acontece muitas vezes, por isso algumas pessoas tentam falar com vários amigos para que estes possam dar a sua própria visão da situação. Assim, confirmam se o que se passa é ou não fruto de sua imaginação.
Cuidado com esta forma de justificar um tapa, um chute ou qualquer outro insulto que seja sinal de que houve um abuso.
Se uma pessoa levantar a mão para você, tenta lhe manipular, controlar, impede que você siga livremente, demonstra ciúme constante, o humilhar, cuidado… isso não é amor.
Amar alguém é não impor condições e não é compatível com um controle obsessivo. Quando amamos de verdade não nos importamos se a pessoa está ou não do nosso lado.
A única coisa que pensamos é que a pessoa seja feliz.
“Se você agir assim, isso vai acontecer”, “volta para mim, senão eu me mato”, todas estas frases fazem referência à famosa chantagem emocional.
Com isso pretende-se que a vítima se sinta culpada, quando, na realidade, o que foi dito nada mais é que uma encenação.
O agressor tenta intimidar a outra pessoa a voltar com ele; para que ela não faça o que queira, mas o que ele deseja.
Se o seu parceiro o maltratar, machucar e prometer que vai mudar, confie em nós, isso não vai acontecer.
Quando alguém levanta a mão na relação e tenta controlar e manipular o outro, a confiança, o amor e o respeito já saíram pela porta.
É agradável pensar que as pessoas podem mudar, porém pouco realista neste caso. Se você já foi agredido, o que impede que isso aconteça novamente?
Todo agressor tenta evitar que você tenha tempo para pensar e racionalizar a situação. Desta maneira, garante sua vitória.
Por isso, é importante que se afaste e lute pelo espaço que você merece para observar a situação em perspectiva.
O agressor vai insistir e querer que você decida sempre no momento. É apenas mais uma das suas novas estratégias de manipulação.
Uma pessoa que manipula sabe que os amigos e entes queridos são pessoas que devem ser evitadas, pois podem fazer com que a vítima escape.
Por isso vai evitar que você fique com as pessoas que gosta, jogando comentários pejorativos e mudando sua opinião sobre elas.
De repente, você começa a pensar que realmente estas pessoas não o apreciam, que o seu parceiro é o único em que deve se centrar e que, de fato, os outros não são tão importantes.
Cuidado! Você está sob o julgo de um verdadeiro manipulador.
O que deve ser destacado de tudo isso é que você não percebe o que está acontecendo até que seja tarde demais. Isto ocorre desta forma porque a pessoa que manipula sabe que não deve fazê-lo de uma só vez, mas gradualmente.
Desta forma, começará pouco a pouco a introdução da raiva, dúvida, o “eu lhe amo” e as demais coisas para que você vá caindo em sua teia.
O quanto antes você abrir os olhos, melhor.
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Imagem de capa: Michal Kowalski/shutterstock
***
PRECISA DE AJUDA?
Você chegou até o final do texto e se identificou com alguma dessas situações?
Um processo psicoterápico pode fazer a diferença na sua vida nesse momento.
Indicamos: Josie Conti- psicóloga. Saiba mais aqui.
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…