Mesmo não sendo especialista, sempre que assisto um filme interessante procuro fazer uma matéria aqui na CONTI outra. Desse modo, procuro enriquecer o olhar dos leitores acrescentar informações, fornecer dicas e ampliar perspectivas para outras pessoas que já viram ou que ainda pretendem ver o filme tenham uma experiência mais completa. Assim aconteceu com o longa espanhol “Legado nos Ossos”, título original “Legado en los huesos” que recentemente foi incluído dentre as produções originais da Netflix.
Baseada, então, na minha percepção e em críticas dos sites Omelete e Observatório do Cinema, listo abaixo algumas curiosidades e informações relevantes sobre o filme.
1- Lançado em 2019, o longa foi baseado nos livros de Dolores Redondo, escritora espanhola de romances noir, e é uma sequência do filme O Guardião Invisível (que também está na Netflix). Assim, a minha primeira dica é que você assista, caso ainda não tenha assistido, O Guardião Invisível antes de ver “Legado nos Ossos”. Quem sabe daí já não nasce uma bela maratona, né.
2- O filme, dirigido por Fernando González Molina, tem uma atmosfera pesada que serve muito bem ao clima do suspense. Embora o enredo dê continuidade ao filme anterior, onde vemos a inspetora Amaia Salazar (Marta Etura) como protagonista na condução das investigações, a sequência oferece um novo mistério ligado a sua cidade natal.
3- A trama oferece menções a igreja e a Opus Dei, temas que sempre despertam o nosso interesse e reforçam o aspecto sombrio do filme. Afinal, os crimes estariam ligados a pessoas genuinamente más, pessoas com problemas psiquiátricos, ou seriam influenciados por forças malignas? E a gente passa o filme querendo saber.
4- O filme, como bem dito pelo Bruno Tomé, “…conta com traços de um crime macabro, mas na maior parte lembra boas histórias de suspense. A própria introdução é extremamente desconexa com os personagens centrais – até que começa a fazer bastante sentido ao longo do caminho.”
5- Curiosidade de ANDRÉ ZULIANI para os fãs da CULTURA POP: “O responsável por viver o legista San Martin é Paco Tous, famoso por interpretar o assaltante Moscou em La Casa de Papel; Francesc Orella, que dá vida ao detetive Fermín Montés, fiel parceiro de Amaia, protagonizou a série Merlí, outra produção espanhola da Netflix. Para os amantes de cinema, o ator argentino Leonardo Sbaraglia, intérprete do juiz Javier, já atuou em filmes como Dor e Glória e Relatos Selvagens, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro”.
6- De forma geral, o filme vem recebendo críticas positivas e elogiosas tanto pela direção do Fernando González Molina, quanto pela condução do enredo que possui uma trama objetiva, quando pelas reviravoltas e momentos em que os espectadores realmente ficam “sem piscar”.
“Você não pode chamar o filme de chato”, diz a crítica.
Legado nos Ossos está disponível na Netflix. Confira o trailer abaixo: