Mesmo com mais de 2 milhões de pessoas e trazendo em si muitas características de uma grande cidade, Paris ainda resguarda em sua essência tudo o que sempre ouvimos a seu respeito. É uma cidade belíssima, romântica e sofisticada. Andar por suas ruas é um exercício de encantamento e estímulo ao mundo dos sonhos.
Longas caminhadas com um cenário exuberante foram o cenário de filmes como Meia Noite em Paris (2011) de Woody Allen (maior sucesso de bilheteria do diretor) ou Antes do Por do Sol (2004), de Richard Linklater.
A gastronomia foi comemorada em animações como Ratatouille dirigida por Brad Bird e lançada em 2007.
O romantismo deu formas ao clássico O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2002), dirigido por Jean-Pierre Jeunet e que retrata a vida de uma jovem sonhadora pelas ruas de Montmartre, o bairro mais charmoso da cidade.
Mas, seja de bicicleta, a bordo de um Mini Mark, como o do Mr. Bean, de metrô ou passendo em um Novo Ford, o que importa são os olhos perdidos no horizonte banhado por um mar de cultura, charme e história que a cidade proporciona. e, claro, se você precisar de ajuda pode contar com AutoPecasStore.pt.
Abaixo, veja a lista com alguns dos filmes mencionados acima e outros mais. Eles não estão em ordem de gênero, preferência ou data, mas certamente são uma pequena amostra do que um amante da cidade deseja encontrar em Paris quando repousa seus olhos em filmes que, mesmo sem a intenção, a homenageiam.
Título orginal: Le Fabuleux destin d’Amélie Poulain
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Ano: 2002
Sobre: Amélie Poulain é a personagem central que dá vida e encantamento à película. Sua história de vida é retratada da infância à idade adulta em uma história de solidão afetiva dentro do contexto famíliar, fuga para o mundo dos sonhos e busca de um sentido da vida. Amélie transforma sua vida enquanto promote ações para melhorar a vidas dos outros personagens que estão direta ou indiretamente envolvidos com ela na história. Mas ainda falta um amor…
Título orginal:Midnight in Paris
Direção: Woody Allen
Ano: 2011
Sobre: Meia Noite em Paris é um filme que leva o espectador ao encontro de suas próprias escolhas. Sua trama atrás do personagem Gil (Owen Wilson), mostra como nem sempre o sucesso e a realização financeira são o suficiente para uma vida plena. Paris é o palco onde seus sonhos são acordados. Talvez a vida de escritor tão sonhada no passado não seja mais um lugar tão distante…
Título orginal: Paris, je t’aime
Diretores:
Christopher Doyle (II), Richard LaGravenese, Vincenzo Natali, Alexander Payne, Bruno Podalydès, Walter Salles, Oliver Schmitz, Nobuhiro Suwa, Tom Tykwer, Gus Van Sant, Gurinder Chadha, Isabel Coixet, Daniela Thomas, Emmanuel Benbihy
Ano:2006
Sobre: diretores consagrados realizam 21 curtas de 5 minutos cada. Neles, sua visão da cidade Paris ganha novas formas e perspectivas.
Título orginal: Ultimo Tango a Parigi
Direção: Bernardo Bertolucci
Ano: 1972
Sobre:
O inesquecível Marlon Brando interpreta um americano viúvo que conhece uma bela jovem interpretada por Maria Schneider. A paixão acontece imeditamente mas, entre eles, permanecem não revelados os detalhes de suas vidas pessoais. Será que eles terão verdadeiro controle sobre isso?
Título orginal: La Môme
Direção: Olivier Dahan
Ano: 2007
Sobre: O filme mostra a trajetória da cantora filha de um pai alcoolatra e que, abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Do sucesso internacional surge a oportunidade de afastar as feridas do passado, mas haveria para ela esperança para uma vida mais tranquila?
Título orginal: Coco avant Chanel
Direção: Anne Fontaine
Sobre: 2008
Sobre: Criada em um orfanato junto com a irmã torna-se adulta e mantem o seu sustento revesando-se como cantora de cabaré e costureira. Pouco tradicional, ela se recusa a ser esposa de alguém e muda os conceitos da moda ao passar a se vestir com as roupas que antes eram aceitas apenas para o uso masculino.
Nota: Tenho certeza que o leitor terá inúmeras outras sugestões. Que tal registrá-las nos comentários?
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…