Redação CONTI outra

7 filmes que nos alertam para os perigos de um Estado que reprime a cultura e semeia a ignorância

A pandemia de Covid-19 e o consequente longo período de isolamento social a que muitos se impuseram pelo bom senso de tentar frear a curva de crescimento do contágio da doença fez com que voltássemos nossos olhos para a importância vital da cultura. Sem poder ver os amigos, viajar ou frequentar bares, casas noturnas e outros locais propícios à aglomeração, encontramos refúgio nos livros, nos filmes, nas séries de TV, nos videoclipes, na música. Mesmo que muitos não se deem conta, a cultura é um alimento para a alma, portanto jamais pode ser reprimida, censurada ou negligenciada. Ela cria a identidade de um povo; forma cidadãos conscientes, instruídos, dotados de senso crítico; e sobretudo faz de nós seres humanos melhores.

Toda e qualquer ameaça à cultura e ao conhecimento deve ser encarada como uma afronta. A desinformação, a reinvenção da história recente da humanidade e o ataque à cultura são uma poderosa arma de controle e repressão. Quando não querem que você leia, que se informe, que pense por si, com certeza a intenção é torná-lo mais um no exército dos ignorantes. De fake news em fake news, pouco a pouco você perde a autonomia sobre as próprias decisões.

Se você ainda precisa ser convencido de que tem o dever de defender a cultura e as bases sólidas do conhecimento, veja 7 filmes que usam a sétima arte para nos alertar sobre os perigos de um Estado que reprime a cultura e semeia a ignorância.

1- Fahrenheit 451 – 2018

Sinopse: Em uma sociedade do futuro na qual livros são proibidos e queimados, um bombeiro começa a ler em segredo e descobre uma organização rebelde subterrânea engajada em proteger a literatura.

2 – Jojo Rabbit – 2019

Sinopse: Jojo é um garoto alemão solitário que descobre que sua mãe está escondendo uma garota judia no sótão. Ajudado apenas por seu amigo imaginário, Adolf Hitler, Jojo deve enfrentar seu nacionalismo cego enquanto a Segunda Guerra Mundial prossegue.

3 – A Menina que Roubava Livros – 2013

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique lendo os livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela faz algumas tarefas para a mãe e brinca com o amigo Rudy.

4 – O Nome da Rosa – 1986

Sinopse: Um monge franciscano investiga uma série de assassinatos em um remoto mosteiro italiano. Isso provoca uma guerra ideológica entre os franciscanos e os dominicanos, enquanto o monge lentamente soluciona os misteriosos assassinatos.

5 – Em Busca da Carta Proibida – 2017

Sinopse: Em uma Europa devastada por guerras religiosas, nos tempos da Reforma Protestante, vive Storm Voeten, um garoto de apenas 12 anos de idade, filho de Klaas, dono de uma gráfica. Certo dia, Klaas, que está imprimindo obras de literatura proibidas pela igreja, é pego pela Inquisição, que está buscando por uma carta perdida escrita por Martinho Lutero. Com isso, Storm é forçado a também procurar tal carta, já que ela poderá ser a chave para libertar seu pai.

6 – Equilíbrio – 2002

Sinopse: Em um futuro incerto, a raça humana foi quase totalmente devastada. Para salvar o mundo, os governantes decidiram criar uma droga capaz de inibir o sentimento humano e garantir a paz para sempre. Em nome dessa sociedade perfeita, tudo o que pudesse provocar qualquer sentimento foi destruído: livros, arte, música. Mas um grupo se nega a tomar a droga, e agora a cidade está cercada de sacerdotes da lei, que vieram para exterminar esses rebeldes.

7- A Vida dos Outros – 2007

Sinopse: Nos anos 80, o Ministro da Cultura da Alemanha Oriental se interessa por Christa, um atriz que namora um famoso dramaturgo. Suspeitos de infidelidade ao comunismo, são vigiados por um capitão do serviço secreto, que fica fascinado pelas suas vidas.

***
Texto por Felipe Souza com as sinopses oficiais dos filmes listados.
Imagens ilustrativas dos filmes: Divulgação.
Capa: Reprodução/Estado da Arte.

Felipe Souza

Felipe Souza é escritor, jornalista, editor de conteúdo para a internet e agora também podcaster. E, além disso, um leitor voraz e um curioso sobre os mais diversos assuntos.

Recent Posts

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

2 horas ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

11 horas ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

12 horas ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

1 dia ago

Série que acaba de estrear causa comoção entre os assinantes da Netflix: “Me acabei de chorar”

A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…

2 dias ago

Além de ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em outro filme de Walter Salles que está na Netflix

A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…

2 dias ago