Muitas vezes é difícil reconhecer o machismo. Muitas vezes é camuflado em comportamentos que parecem inofensivos. A própria cultura a alimenta e faz com que ela seja transmitida em pequenas doses diárias. Mas essas pequenas doses, somadas, constituem uma visão de mundo que continua a representar um papel questionável para as mulheres.
Nenhum espaço da vida cotidiana está a salvo do machismo. É um comportamento tão preciso que é transmitido e retransmitido inconscientemente. A mulher enfrenta diariamente insinuações ou atitudes de discriminação que muitas vezes passam despercebidas, mas implicitamente a atacam profundamente.
Embora as mulheres tenham alcançado direitos que não tinham antes, ainda há muito a ser feito. Sabe-se, por exemplo, que em geral eles ganham salários mais baixos. E em muitos trabalhos tem que provar uma excelência fora do normal para obter promoções.
A rua também é um daqueles cenários em que uma batalha de gêneros é frequentemente travada. Existem cidades no mundo que tiveram que implementar o transporte público exclusivamente para as mulheres para proteger as mulheres. No século XXI isso é, pelo menos, preocupante. Há também outras formas de machismo cotidiano que valem a pena examinar e que apresentamos a você imediatamente.
1. Machismo na frase “Você precisa de um namorado”
Esta frase tem a ver com o seu humor. Se você está muito triste, não importa o porquê. A linha inferior é que você precisa de um homem ao seu lado. As mulheres devem ser insuportáveis se não tiverem um homem ao lado delas. Então, se você está preocupado, tenso ou estressado, muitas vezes eles vão te dizer “O que você precisa é de um namorado”.
Essa frase na verdade contém um componente muito agressivo. Ele coloca a mulher como um ser “em falta” e conclui que o masculino é tudo o que ela precisa para estar bem. É uma daquelas fórmulas que partem da ideia de que a mulher é o “sexo frágil” e que ela precisa, sim ou sim, um homem para ser feliz.
2. Você tem que cuidar da sua aparência, mas quem vai se concentrar em você?
Você deve sempre se consertar, ter um corpo harmonioso, ficar bem. Caso contrário, você está condenado à invisibilidade. Em outras palavras, a inexistência. Supõe-se que a beleza física é o único atributo que dá uma presença social às mulheres.
O problema com esse tipo de afirmação é que eles escondem uma ameaça muito agressiva que passa despercebida. Eles limitam o papel social das mulheres à sedução. Eles minam a segurança e o amor próprio. E reafirmam a ideia de que as mulheres existem para o prazer do homem e não para qualquer outro propósito.
«O papel social das mulheres na sedução está confinado»
3. O dia em que você se casar …
É uma frase que os pais, e especialmente a mãe, repetem incansavelmente para suas filhas em certas culturas. Eles falam sobre “O dia em que você se casar …” como seu destino final. No final, o que eles estão afirmando é que seu projeto de vida deve apontar para o casamento. E para ser a boa esposa de algum homem.
Supõe-se que as mulheres já alcançaram um lugar importante na ciência, política e cultura. No entanto, é muito comum ouvir esses tipos de frases em residências. Talvez eles pensem que outras mulheres podem subir a grandes posições, mas sua filha ou irmã não pode.
4. Você deveria ser mais feminina
A adjudicação de papéis de gênero é uma questão cultural. Não há lei biológica que indique que um homem não pode ser sensível ou que uma mulher não pode ser rude. Simplesmente as culturas distribuíram a delicadeza dessa maneira. Talvez para evitar que a mulher se levante ou enfrente o homem.
O “você deveria ser mais feminina” é um alerta para a mulher amenizar suas maneiras, quando ao mesmo tempo é também um convite para não questionar seu papel. Adaptar-se passivamente ao que a cultura lhe impõe. Ao mesmo tempo, define implicitamente as formas consideradas “impróprias” nos homens.
5. Os elogios na rua
É uma situação muito desconfortável ter que aturar certas frases que você pode dedicar a si mesmo nas ruas. E mais do que desconfortável, é uma situação que pode acarretar um risco para as mulheres. Mas muitos homens acham isso certo, desde que não sejam frases ofensivas ou vulgaridades, eles esclarecem. Poucos aceitam que é uma agressão injustificada.
Eles podem te dizer quando você vê que você se parece com um anjo, que você é muito bonita. É possível que eles recitem um poema para você. No entanto, é um abuso que você não teria que suportar.
As mulheres que se opõem a esse tipo de prática são chamadas de “feminazis” ou “amargas”.
6. Não seja puritana ou não seja tão fácil
A mensagem da cultura é: é bom que você pareça bonita, que você é legal e que você se comporta de forma sedutora. Mas não exagere. Não mostre mais do que a conta ou você vai parecer uma mulher fácil. O segredo está em mostrar-lhe desejável e, ao mesmo tempo, difícil de alcançar.
A modéstia, em primeiro lugar, alguma sugestão e nada mais. O resto é pago pelo homem. Ele está encarregado de conquistar você e você aceita depois de um tempo. Nada para tomar a iniciativa. Se fizer isso, você deixará de ser uma mulher interessante. O olhar ocasional e sempre ser agradável garante que você pareça interessante.
Com este tipo de asserções, a ideia da “mulher-presa” é reforçada. A mulher seria o prêmio de caça de um homem. “A represa” para a qual dirige seus avanços. Em geral, uma mulher que toma uma iniciativa amorosa ou ganha poder sobre sua vida sexual é vista como uma ameaça.
7. Não seja tão iludida, o amor é um sonho romântico das mulheres
Machismo avisa que o amor é inatingível. Isso só ocorre em contos de fadas. Você não é uma princesa, mas uma simples mortal que vive de sonhos e ilusões. Os homens não podem ser românticos e, portanto, você não tem o direito de esperar que eles sejam românticos. O amor pelo estilo “feminino” nada mais é que ingenuidade.
Eles asseguram que a realidade é muito diferente. Você tem que se contentar com o que você teve sorte. Imagine que, esperando pelo seu “príncipe encantado”, você acaba sozinho para sempre. Pegue o primeiro homem que você encontrar ou você pode escapar. É preferível ter um homem seguro ou, caso contrário, amanhã você vai se arrepender.
Todas essas formas de micromachismo doem. Não só mulheres, mas também homens. Ninguém parece bem em camisas de força. Cada pessoa é única e o papel de gênero às vezes permanece estreito para muitos. É hora de abrir a consciência para essas fórmulas diárias e erradicá-las para sempre.
Você vê o machismo em sua vida cotidiana ou passa despercebido?
Tradução de A Soma de Todos os Afetos. Artigo escrito por Edith Sánchez, via La mente es maravillosa
Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…
Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…
Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…