Todas as partes do nosso corpo envelhecem, não é diferente com o nosso cérebro. Infelizmente, as pessoas mais velhas perdem a memória a curto prazo e ficam debilitadas em suas funções motoras, pois mesmo sem a temida doença de Alzheimer, a idade debilita.
A ciência diz que podemos atrasar este processo e, em alguns casos, até reverter, com o auxílio simples hobbies que tornam o nosso cérebro mais forte. Aqui estão 7 delas:
1) Leitura
Não importa o que você lê, a ciência já comprovou que a leitura ativa muitas áreas do cérebro, aumentando a atividade cerebral. Ler impulsiona a parte do cérebro que nos capacita a resolver problemas, melhora a memória e exercita a imaginação.
2) Tocar um instrumento musical
Há muito tempo, neuro-cientistas têm realizado estudos sobre os benefícios do aprendizado de música para crianças em relação às funções cognitivas – memória, resolução de problemas, processamento seqüencial e reconhecimento de padrões, para verificar se ocorria uma melhora. Tocar instrumento aumenta a comunicação cerebral, assim, eles afirmam que aprender a tocar logo cedo, quando criança, melhora o processamento cerebral, principalmente para equações matemáticas.
3) Pratique um exercício físico
O exercício produz uma proteína muito importante que corre pela corrente sanguínea. Como o sangue corre pelo corpo todo, o cérebro também a absorve, o que melhora a memória, e também a concentração. Foi feito um teste de memória com pessoas que se exercitaram antes e outras não, e o resultado foi esmagadoramente melhor para o grupo que se exercitou antes.
4) Aprenda uma nova língua
No total, 4 áreas do cérebro são usadas para captar o som e dar a ele um significado. Pessoas bilíngues possuem uma maior raciocínio, concentração, planejamento e memória por possuírem o cérebro mais desenvolvido. Sabe-se que o aprendizado de uma língua, em qualquer idade, torna a pessoa mais inteligente.
5) Faça estudos cumulativos
Aprendizagem cumulativa é o processo no qual aprendemos novas informações daquilo que já sabemos, formando uma nova camada de informações. Como as crianças, que aprendem matemática básica, depois vão aprendendo suas funções, assim cada nova camada vai em cima da antiga. Conforme vamos envelhecendo, essa capacidade vai desaparecendo, mas não se praticarmos sempre.
6) Games e Quebra-Cabeças
Quanto mais informações colocamos em nossos cérebros, mais funções ele pode realizar. Quanto mais exercitamos, mais forte ele fica. Quando jogamos games ou quebra-cabeças, novas conexões cerebrais são feitas, fortalecendo o nosso cérebro.
7) Meditação / Ioga
Pesquisas confirmaram: Meditação é algo surpreendente, ela faz com que você tenha um melhor controle do seu pensamento, mesmo quando você não estiver meditando. Este controle permitem maior foco em suas atividades.
Fonte: Lifehack.org