A depressão é uma doença que gera sintomas como choro fácil e indisposição, que deve receber o tratamento adequado, de forma rápida, pois estes pacientes possuem elevadas taxas de suicídio. Confira 7 sinais da depressão e ajude a identificar precocemente esta doença.
Pode-se desconfiar que o indivíduo esteja desenvolvendo um quadro de depressão quando ele apresentar estes sintomas por um longo período de tempo e nada parecer conseguir livrá-lo deste quadro.
Além destes sinais acima citados, a depressão pode gerar sintomas físicos.
São sintomas físicos da depressão:
São sintomas psicóticos da depressão:
O diagnóstico da depressão é feito pelo médico, psiquiatra ou psicólogo após uma conversa com o indivíduo. Não há necessidade de realizar exames complementares para diagnosticar esta doença, mas ela requer tratamento adequado para que a cura possa ser alcançada.
O tratamento para depressão deve ser feito com medicamentos específicos, suplementos alimentares, bons hábitos de vida e terapias, como psicoterapia e terapia de grupo, que são ótimas formas do indivíduo aprender a lidar com as situações que favoreceram a depressão e assim conseguir sair dela.
Dr. Arthur Frazão- médico
Fonte indicada do texto: Tua Saúde
___________________________________________________________________
Vídeo da OMS sobre a depressão
Aproveito para mais uma vez divulgar o vídeo que foi criado e publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a reflexão sobre a depressão.
Atualmente, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo inteiro.
Projeções da OMS estimam que no ano de 2030, entre todas as doenças, a depressão será a mais comum. Existem tratamentos efetivos, mas menos da metade dos afetados pela doença recebem qualquer tipo de tratamento. Os números da Previdência Social também não param de crescer e a depressão tem sido fonte de afastamentos longos e incapacidade para o trabalho.
Como existe uma grande chance da depressão tornar-se uma doenças crônica em que a pessoa pode ter diversos episódios de adoecimento ao longo da vida, o tratamento é fundamental.
Se você ou alguém próximo a você sofre de depressão, procure ajuda profissional. Esse pode ser o primeiro grande passo em direção a uma grande mudança. Esse cachorro preto não precisa ser um inimigo.
Todos devem ver e compartilhar, pois, como profissional da área posso dizer, um vídeo assim pode mudar uma vida.
Josie Conti- psicóloga
Eu costumava acreditar que o amor poderia superar qualquer coisa. Talvez tenha sido isso que…
Muitas vezes, o tema da infidelidade e da responsabilidade emocional gera debates intensos. Em um mundo onde a…
Especialistas acreditam que o dispositivo pode ter aplicações promissoras em áreas como saúde mental e…
O vídeo de uma baleia-beluga tentando imitar a fala humana está fascinando — e assustando…
Kenneth Felts, um homem de 91 anos do Colorado, nos Estados Unidos, passou grande parte…
Casados desde 1997, Will e Jada vivem separados desde 2016, mas sem planos de divórcio.