Foto de João Ferrão por Unsplash
O curriculum em vídeo é uma etapa de processos seletivos que vem se tornando cada vez mais popular, por vários motivos. Impulsionado principalmente pela pandemia de Covid-19, esse método de recrutar candidatos permite que a empresa avalie uma série de características e habilidades.
A fim de “não ficar para trás”, candidatos precisam saber como criar e editar curriculum em vídeo, especialmente do ponto de vista técnico. Abaixo nós selecionamos 8 dicas, entre aquelas associadas à forma e ao conteúdo, as quais garantirão que o seu material se destaque entre outros candidatos.
Antes de tudo, precisamos dizer que as dicas listadas abaixo devem levar em consideração as especificidades do processo seletivo para o qual você se inscreveu. Cada uma delas deve ser adaptada de acordo com os seus objetivos, especialmente no que tange aos aspectos técnicos do curriculum.
Qualquer uma das dicas posteriores dessa lista só será possível se você souber como executá-la. Seja no cuidado com a pós-produção, na preocupação com os aspectos técnicos ou na adaptação do vídeo de acordo com as normas de cada processo seletivo, é imprescindível conhecer um bom programa.
Um exemplo de programa de edição de vídeo altamente recomendado é o Wondershare Uniconverter (sobre o qual nós vamos falar mais profundamente em um tópico posterior), o qual, entre outras coisas, permite que você recorte vídeos, diminua tamanhos, converta formatos e faça edições gerais.
Engana-se quem pensa que a parte mais trabalhosa de um curriculum em vídeo é a gravação. Na verdade, a edição toma muito mais tempo e tem importância fundamental ao resultado final. Diante disso, é necessário saber como editar vídeo, utilizando programas como o Wondershare Uniconverter.
Um exemplo muito interessante de trabalho com a pós-produção é a adição de legendas, as quais demonstram um cuidado com a acessibilidade do curriculum em vídeo. Para empresas que valorizam a diversidade dentro do seu corpo de colaboradores, essa dica pode garantir destaque ao seu vídeo.
Não importa se essa dica fica subentendida diante das outras, é imprescindível reforçá-la: o seu curriculum em vídeo precisa de um roteiro. Mesmo que você seja uma pessoa que sabe se expressar naturalmente sem a necessidade de frases “prontas”, é preciso ter os pontos principais desenvolvidos.
É muito comum que, ao elaborarmos um determinado material, tenhamos “medo” em copiar o trabalho de outra pessoa. Mesmo quando falamos de situações nas quais conhecer removedor de marca d’água é útil, é sempre possível se inspirar sem necessariamente plagiar o que o outro fez.
Se possível, confira curriculum em vídeo feito para áreas similares ou, se conseguir, para a mesma empresa na qual está se candidatando. Ter esse tipo de material em mãos ajuda a guiar os principais pontos a serem abordados ou mesmo o que deve ser evitado no seu curriculum em vídeo.
Quando falamos sobre profissionalismo e curriculum em vídeo, podemos ressaltar dois elementos: a vestimenta e o local onde o vídeo é gravado. Nos dois casos, você deve evitar chamar a atenção pelos motivos errados, priorizando espaços e roupas neutras e que valorizem o conteúdo do seu material.
Foto Karolina de Pexels
Essa dica também está aliada à pós-produção, mas merece estar em um item próprio, considerando que aspectos como iluminação, qualidade do equipamento usado e o quão claro um áudio é, têm importância máxima em um curriculum em vídeo. Candidatos são eliminados por “vacilos” técnicos.
Boa parte dos elementos mencionados aqui podem ser melhorados em editores de vídeo, como o Wondershare Uniconverter, mas é preciso que o candidato tenha um olhar atento. Quanto maior cuidado e preocupação você mostrar diante dos detalhes, maiores serão as chances de se destacar.
Quando falamos sobre curriculum em vídeo, existe uma verdade máxima que podemos “cravar”: menos é mais. Tanto no conteúdo quanto na forma, evita ao máximo tornar as coisas “distrativas”. Se o recrutador não se focar no seu conteúdo, ele provavelmente não o considerará para uma vaga.
Embora existam alguns parâmetros “comuns” em curriculum em vídeo, a verdade é que tudo depende de cada empresa e processo seletivo. Algumas pedem vídeos mais longos, outras exigem vídeos mais curtos. Até mesmo o tamanho geral do arquivo e o formato no qual ele foi gravado são pré-definidos.
Com o objetivo de não tropeçar, é imprescindível que você tenha anotado todos os critérios pedidos pela empresa durante o processo seletivo. Isso não somente demonstra atenção, como garante que o seu material não será descartado automaticamente por não cumprir critérios prévios delimitados.
No primeiro item dessa lista, nós falamos sobre a importância de programas de edição de vídeo para a criação do seu curriculum e demos como exemplo o Wondershare Uniconverter. Pois bem: para complementar a dica anterior, nós vamos fazer um breve resumo sobre como você pode utilizá-lo!
O primeiro passo consiste no download do programa, diretamente no site oficial, de acordo com o sistema operacional do seu computador. As opções compatíveis são o Windows e o macOS. Apesar disso, o Uniconverter abrange mais de 1000 formatos e extensões de mídias, como vídeos e áudios.
Com o auxílio do programa já baixado, você pode melhorar uma série de aspectos técnicos do seu vídeo antes de enviá-lo para o processo de seleção. Algumas das ferramentas mais úteis nesse sentido incluem corte, legenda, mescla, divisão, recursos de áudio, removedor de fundo e muitos outros.
Com a ajuda de ferramentas como o Wondershare Uniconverter, as chances de trazer à vida a visão que tem para o seu curriculum em vídeo aumentam tremendamente. Acima de tudo, entregar materiais que chamam a atenção de recrutadores envolve esforço, criatividade e boas ferramentas.
A influenciadora deixou claro que não tolerará mensagens de ódio contra sua filha e pretende…
Este filme só para maiores disponível na netflix oferece a dose de diversão que você…
Jacqueline Moreira, que foi presa na últuma quinta-feira (16), tem 28 anos e é moradora…
Um helicóptero com quatro ocupantes caiu no Morro do Tico Tico, em Caieiras, no interior…
Cameron Diaz e Jamie Foxx esbanjam química nesta superprodução da Netflix que acaba de "sair…
O uso do aparelho é proibido no Brasil e em diversos outros países e envolve…