Somos seres múltiplos e múltiplos também são nossos sentimentos. A pesquisadora inglesa Tiffany Watt Smith, em seus livro The Book of Human Emotions (O Livro de Emoções Humanas, em tradução livre) categorizou 154 sentimentos descritos nos mais variados idiomas.
Para pesquisadora, “Nomear um sentimento pode ajudar a torná-lo menos desesperador quando você o está sentindo. Todos os tipos de sensações estão acontecendo e entender o que elas são pode nos aliviar.”
Conheça 9 deles na lista abaixo.
A palavra japonesa traduz o gesto de se aproveitar do amor de alguém para o seu próprio benefício. Aquela pessoa que não se importa com a dor alheia e se aproveita desse sentimento.
A expressão francesa procura expressar a sensação de efemeridade e de que você nem sempre pode confiar nos seus instintos. Você está na plataforma esperando no metrô e de repente você se pergunta, “E se eu pulasse nos trilhos?”
Sabe quando você está com a casa cheia de pessoas, a alegria impera no ar, mas chega o momento em que as pessoas precisam ir embora e só o que resta é aquele vazio. Esse sentimento de vazio foi intitulado de Awumbuk em Papua Nova Guiné.
Há muito tempo, em 1984, Douglas Adams escreveu um livro chamado O Significado Profundo da Vida: Um Dicionário das Coisas que Ainda não Têm mas Deveriam Ter Nome, em tradução livre. Neste livro, ele, com colaboração de outras pessoas, dá nome a vários sentimentos que nunca foram identificados mas que, com certeza, todo mundo já sentiu. Brabant está nesse livro e é o sentimento de empolgação quando você provocou uma pessoa até o momento em que ela perdeu a linha (sentimento esse muito expressado entre irmãos).
O sentimento de não pertencimento, de você estar fora de casa e saber que não fará coisas que faria, caso estivesse em casa.
Saudade de onde nunca se esteve. É basicamente isso que os finlandeses tentam expressar com essa palavra. Geralmente quando as pessoas possuem ancestrais de um determinado país, mas sentem saudade e vontade de conhecê-lo, sem nunca terem estado lá.
No happy hour estão todos descontraídos, falando besteira, falando mal do chefe mas… o chefe chega. Malu, um palavra de um povo indonésio, expressa esse sentimento repentino de inferioridade, quando alguém de um status mais alto deixa todos os outros do grupo nessa situação.
Pronoi é quando o universo parece estar conspirando ao seu favor.
A palavra alemã indica aquele sentimento de ver o deadline chegando e o trabalho ainda não está pronto. O desespero de ver o portão se fechando.
Com informações do Perfeito Guru. Imagem de capa: terng99/shutterstock
Este filme só para maiores disponível na netflix oferece a dose de diversão que você…
Jacqueline Moreira, que foi presa na últuma quinta-feira (16), tem 28 anos e é moradora…
Um helicóptero com quatro ocupantes caiu no Morro do Tico Tico, em Caieiras, no interior…
Cameron Diaz e Jamie Foxx esbanjam química nesta superprodução da Netflix que acaba de "sair…
O uso do aparelho é proibido no Brasil e em diversos outros países e envolve…
Um enredo envolvente e reviravoltas surpreendentes são apenas alguns dos motivos que fizeram deste filme…