Tudo o que você faz com frequência, seja bom ou ruim, vira um hábito. Muitas vezes, este hábito fica tão enraizado que você começa a acreditar que aquela é a forma correta de fazer as coisas. Não questiona ou racionaliza, só faz.
Uma pessoa que mente uma vez e consegue se livrar de um problema. Então mente a segunda, terceira, quarta… começa a acreditar que somente assim pode resolver as coisas. Pra ela, aquela é a forma correta.
Alguém rouba uma ideia e recebe os méritos por ela. Então, não cria mais nada e se habitua a roubar ideias de outras pessoas e usar como suas. Constrói certo sucesso com base nesta atitude e acredita piamente que merece tudo, e que esta é a única forma de conseguir.
Isso vale para quem se safa da primeira traição, quem recebe atenção mentindo sobre doenças, quem faz chantagem emocional… Qualquer coisa.
Isso se torna tão natural que começa a fazer parte do caráter da pessoa. Em certo ponto, ela não julga mais como errada aquela ação.
Outra coisa que observo é que essas pessoas acreditam profundamente que são superiores as outras, que são muito mais inteligentes. Na mente delas, ninguém nunca vai desconfiar ou descobrir suas estratégias. Por isso elas voltam sempre, algum tempo depois, usando dos mesmos métodos com as mesmas pessoas, visando o mesmo objetivo.
Armadilhas do Ego
Aparentemente, quando você consegue enganar o outro se sente mais poderoso, inteligente, superior, forte. Mas, será que é isso tudo mesmo?
Quando alguém precisa buscar qualquer coisa fora é porque não acredita tem. Se precisa prejudicar alguém para se sentir mais esperto, não acredita que seja esperto; Se precisa buscar amor fora, não se ama; Se precisa roubar ideias é porque se acha intelectualmente inferior; se precisa mentir, enganar, para se sentir poderoso é porque se sente fraco e menor que o outro… Mas, é possível mudar de atitude e caráter.
A mudança
O primeiro passo para a mudança é a reconexão com quem realmente somos. Todos nós somos chamas de uma grande fogueira. Somos o Universo, o Todo, o Deus, o Amor… Frutos da mesma árvore. Partes do mesmo Todo. Dotados de uma capacidade infinita. Centelhas divinas.
Temos, dentro de nós, capacidade infinita. Podemos realizar qualquer coisa quando estamos conectados com o nosso Eu Verdadeiro, que é amor, sabedoria, harmonia… Então, acredite no seu potencial. Deixe a inveja de lado. Você tem a mesma capacidade de qualquer outro ser. Basta buscar dentro de você. Os dons que precisa estão aí!
O segundo passo para começar a mudar velhos hábitos é reconhecê-los. Somente tomando consciência é que a mudança se torna possível. Em seguida, estudar profundamente o que causou aquilo. Nossas atitudes são consequências. Então, tratar as raízes (causas) é mais importante que tratar os frutos (efeitos). Depois disso, programe novos hábitos. Insista em novas atitudes, crie um hábito positivo no lugar de cada negativo. O processo é lento, longo, mas vai ser de grande utilidade para você e para todos que te cercam.
Para você que já foi vítima de uma pessoa assim, se você realmente a ama e quer que ela melhore, não alimente as mentiras, chantagens, roubos ou qualquer hábito negativo que ela tenha. Ninguém vai mudar enquanto continuar conseguindo resultados positivos das ações nocivas que tem.
Posso ser uma sonhadora, mas acredito firmemente na mudança das pessoas. Porém, a vontade tem que ser genuína.
Muito obrigada!
Namastê
Kássia Luana