A República Democrática do Congo declara fim ao seu segundo pior surto de Ebola

Hoje, a República Democrática do Congo declarou oficialmente o fim de uma epidemia de Ebola que eclodiu no país há dois anos e matou mais de 2.000 vidas. O surto foi o “mais longo, mais complexo e mais mortífero” nos 60 anos do território, disse o ministro da Saúde Eteni Longondo.

No dia 1º de junho, quando a epidemia no leste cessou, um novo surto foi anunciado, o décimo primeiro na República Democrática do Congo desde que o Ebola foi identificado em 1976, no noroeste do país.

Para que um surto termine oficialmente, nenhum caso novo deve ser relatado por 42 dias, o que é o dobro do período de incubação do micróbio hemorrágico mortal. O surto oriental ocorreu apenas três dias após atingir a meta em abril, quando um novo caso foi relatado. Outros casos significaram que o relógio foi reiniciado em 14 de maio.

Duas vacinas experimentais foram levadas para ajudar a reverter a doença, transmitida pelo contato com o sangue, fluidos corporais, secreções ou órgãos de uma pessoa infectada ou falecida recentemente.

A República Democrática do Congo também está atualmente lutando com o novo coronavírus, registrando 6.411 casos e 142 mortes e sarampo, que matou mais de 6.000 pessoas desde o início de 2019.

Foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em julho de 2019 como uma emergência de saúde pública de interesse internacional, uma medida que intensifica o apoio de outros países, dada a proximidade do epicentro aos vizinhos Ruanda e Uganda. A área mais afetada foi o Kivu do Norte, uma província atingida por assassinatos de milícias e violência étnica.

A OMS reagiu com alegria ao anúncio do maior país da África Subsaariana. “O surto de #Ebola no #DRC acabou! A OMS felicita todos os envolvidos nesse trabalho difícil e muitas vezes perigoso por encerrar o surto de quase dois anos”, declararam no Twitter.


Este surto foi o segundo pior, sendo superado apenas pela epidemia de Ebola 2013-16 na África Ocidental, que matou 11.300 pessoas.

 

Com informações de UPSOCL







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.