O WhatsApp se tornou nos últimos anos um dos aplicativos mais utilizados para troca instantânea de mensagens. No Brasil, onde é especialmente popular, ele tanto pode ser uma rede social, onde se mentém conversas informais com familiares e amigos, quanto uma indispensável ferramenta de trabalho, em que assuntos urgentes são tratados com a agilidade de um clique. E, por isso, criminosos virtuais acabam se aproveitando da falta de atenção de alguns usuários do app para aplicar golpes. O roubo de conta e criação de perfil falso são alguns dos métodos mais conhecidos de fraude atualmente.
Rahul Sasi, que é fundador e CEO da CouldSEK, uma campanha especializada em prevenção de ameaças cibernéticas, revelou recentemente um novo golpe no WhatsApp. Segundo ele, os criminosos estão fazendo ligações para usuários aleatórios com o intuito de convencê-los a digitar um número específico. Quando a vítima cai no golpe, eles rapidamente conseguem logar no perfil da pessoa.
Sasi explica ainda que, infelizmente, não há muito o que ser feito para se proteger contra esse tipo de golpe. No entanto. Porém, ele deixa uma importante recomendação para os usuários do WhatsApp, manter ativada a autenticação em dois fatores e nunca aceitar chamadas de contatos desconhecidos.
Reforcem para os familiares especialmente os mais velhos sobre os golpes via WhatsApp.
Aquele golpe q o contato põe foto do parente e pede “mãe, pode fazer urgente um pagamento para mim?”
Familiar aqui mandou 8 mil para os vagabundos e iria mandar mais, por sorte n foi pior
— Alfa Sierra (@deaschlosser) May 26, 2022
Como você pode fazer a ativação a confirmação de duas etapas no WhatsApp?
O passo a passo para ativar a autenticação em dois fatores é: abrir o aplicativo, ir em configurações, clicar em conta, depois em ‘Confirmação em duas etapas’ e ativar. O aplicativo irá solicotar um PIN de 6 dígitos, depois basta confirmar e clicar em salvar.
***
Redação Conti Outra, com informações de Bola Vip.
Imagem de capa: Reprodução.