A atriz Cássia Kis, de 65 anos, compartilhou em grupos de whatsapp nesta quinta-feira, 26, um texto repleto de críticas que podem ser interpretadas como etaristas e classistas. As informações são da coluna Veja Gente, de Valmir Moratelli.
O texto publicado pela atriz defende que o envelhecimento populacional não deve ser encarado com bons olhos. “Em 2060 entraremos em colapso, mais pessoas aposentadas do que trabalhando. Ou seja, muito antes de 2060 nossos filhos serão taxados em quase 100%, para que seus pais irresponsáveis possam viver”.
Em outro trecho do texto compartilhado pela atriz da Globo pode-se ler preconceitos classistas, como: “Existiria outra saída, a de criarmos empresários e engenheiros criativos que consigam triplicar nossa produtividade. Mas elegemos um sindicalista e um bando de professores que odeiam metas de produtividade”.
No texto, que é supostamente assinado pelo consultor Stephen Kanitz, também há críticas a personalidades da mídia: “Aos jovens como Felipe Neto, aos jornalistas como William Bonner, aos economistas como Pérsio Arida, aos empresários como Guilherme Leal, que irresponsabilidade social vocês cometeram”.
A coluna Veja Gente perguntou a Cássia Kis se ela não enxerga os problemas desse tipo de opinião ao misturar dívida previdenciária com estereótipos da velhice como um fardo social. A atriz Cássia – que tem 65 anos e já é considerada idosa pela OMS (Organização Mundial da Saúde) – não quis se pronunciar.
A coluna escrita por Valmir Moratelli esclareceu que não divulgou todo o texto compartilhado pela atriz para não dar mais voz a uma opinião deturpada sobre envelhecimento populacional.
***
Redação Conti Outra, com informações da Veja.
Foto destacada: Reprodução/TV Globo.