O restaurante paulistano ‘Futuro Refeitório’ deu origem a um acalorado debate nas redes sociais ao postar um vídeo que menciona os tipos de clientes que qualquer restaurante sonha não ter mais.
Os quatro perfis de clientes indesejados, segundo o restaurante, são os seguintes:
- Home officer: que passa o dia no local e só consome água;
- Sem-noção: que não paga a caixinha por ter tido um atendimento virtual;
- O que se sente em casa: quem não respeita as normas do estabelecimento;
- O anônimo: que fica duas horas no estabelecimento comendo e depois reclama na internet.
O vídeo compartilhado pelo restaurante em suas redes sociais acaboiu atraindo muitos comentários negativos, principalmente à respeito do item que menciona o pagamento da caixinha. Karina Barretto, uma das donas do estabelecimento, disse à Revista PEGN que a repercussão mostrou que talvez exista uma necessidade de esclarecimento maior por parte da marca.
“Esse post faz parte de um editorial que estamos testando para fazer algumas mudanças, adaptar às necessidades para engajar”, diz. Segundo ela, são três pessoas envolvidas nas redes sociais da marca. “É um post ‘educativo’. Usar comédia para fazer isso é legal, mas entendo que algumas pessoas tenham se ofendido. Isso faz parte de lidar com o público.”
De acordo com Barretto, o objetivo de vídeo foi alcançado: visibilidade. Até o momento, o post atingiu 86 mil visualizações no Instagram, e ela diz que não se preocupa com o fato de as reclamações escalarem — até o momento, há mais de 540 comentários no post original e algumas repercussões no X (antigo Twitter) — um dos posts chegou a 26 mil visualizações. “É tão volátil hoje em dia, como as coisas vêm e vão. Acho tão perigosa quanto volúvel a política do cancelamento”, diz a empreendedora.
***
Redação Conti Outra, com informações da Revista PEGN.
Foto destacada: Reprodução/Instagram.