Por que uma garrafa d’água esquecida dentro do carro pode causar um incêndio?

A água apaga o fogo, mas sob certas condições, pode ser a origem de um incêndio. A prática de deixar garrafinhas transparentes com água no interior do carro, principalmente sob sol intenso, pode resultar em riscos inesperados. O fenômeno chamou atenção após o relato de Dioni Amuchastegui, técnico em baterias, que deixou uma garrafa sobre o banco de seu caminhão nos Estados Unidos e quase presenciou um incêndio.

Ao retornar de uma pausa para o almoço, Amuchastegui notou fumaça saindo do assento de seu veículo. Intrigado, descobriu que a luz solar, ao atravessar a garrafa transparente cheia de água, havia aquecido o tecido do banco a ponto de causar pequenos focos de queima. “Cheguei a tempo de impedir um incêndio, mas o calor fez dois furos no tecido do banco”, contou ele.

O fenômeno ocorre de maneira semelhante ao uso de uma lupa para concentrar raios solares em um ponto, potencialmente provocando fogo. No caso da garrafa, o departamento de incêndio de Oklahoma explicou que, para o risco ser real, a garrafa precisa ser redonda, estar cheia de água, e a luz do sol deve incidir sobre ela em ângulo reto. Nessas condições, a temperatura pode atingir impressionantes 400 ºC, o suficiente para iniciar uma ignição.

Embora seja raro, especialistas alertam para o risco de incêndios causados por garrafas plásticas deixadas em carros. A recomendação é simples: evite deixar garrafas transparentes expostas ao sol dentro de veículos para garantir a segurança e prevenir acidentes inesperados.

***
Fonte: UOL







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.