Vídeo chocante feito por drone registra ondas gigantescas dentro do furacão Milton

Nesta quarta-feira (9), o furacão Milton trouxe cenas impressionantes e alertas críticos para a região do Golfo do México. Um drone da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) capturou imagens de ondas de até 8,57 metros de altura, enquanto o fenômeno se aproximava da costa. As imagens, gravadas por volta das 19h01 (horário de Brasília), mostram rajadas de vento de 122,2 km/h a cerca de 74 quilômetros do centro do furacão, ilustrando a intensidade da tempestade.

A gravação faz parte de um projeto da NOAA para entender melhor o impacto dos oceanos nos furacões. Utilizando drones especialmente projetados para entrar na chamada “camada limite” — onde a atmosfera e o oceano interagem —, os cientistas conseguem medir variáveis como temperatura, pressão e a altura das ondas. Segundo a NOAA, essas informações são cruciais para prever o comportamento de furacões ao atingirem o continente.

Poucas horas após o registro, Milton tocou o solo da Flórida, na região de Siesta Key, Condado de Sarasota, com ventos de até 193 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC). Autoridades locais emitiram alertas urgentes, pedindo que os moradores continuassem em abrigos. “Os moradores devem continuar se abrigando e vigilantes”, comunicou a Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida.

Em Sarasota, centros de evacuação atingiram a lotação máxima, abrigando quase 10 mil pessoas e 1.700 animais de estimação. Segundo as autoridades, este é o maior número já registrado em evacuações na cidade, que conta com uma população de 57 mil habitantes.

Veja o vídeo:







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.