A ópera urbana La porte des Ténèbres — O Portão das Sombras — está programada para ser apresentada por dois dias no final de outubro nas ruas de Toulouse, França. O espetáculo está gerando muita preocupação devido às suas múltiplas referências satânicas e esotéricas. Em resposta, o arcebispo de Toulouse, Guy de Kerimel, decidiu consagrar a cidade e a diocese ao Sagrado Coração de Jesus em 16 de outubro, para proteger a cidade de “ameaças obscuras”.
O nome do show, que será realizado de 25 a 27 de outubro nas ruas de Toulouse, é evocativo o suficiente, mas é acima de tudo seu conteúdo que está causando preocupação ao arcebispo. “Nuvens escuras estão se formando sobre o nosso mundo”, ele diz.
Demônios e igrejas em chamas
A “ópera urbana” contará com grandes estátuas móveis, como o Minotauro, sua meia-irmã aranha Ariadne e Lilith, uma criatura metade mulher, metade escorpião descrita pelos organizadores do espetáculo como aquela que “controla a passagem entre o nosso mundo e o do submundo”. (Lilith é originalmente uma figura demoníaca do folclore judaico)
No cartaz que apresenta o espetáculo, os três protagonistas gigantes estão cercados por uma infinidade de referências que causaram assombro nos cristãos da cidade: igrejas devoradas pelo fogo, esqueletos ambulantes, um anjo e uma criatura vermelha com cabeça de bezerro.
“Algumas pessoas gostam de assistir a filmes de terror, mas é preciso pagar para vê-los. Se não tivermos vontade de assistir a tudo isso, teremos que nos esconder em casa por três dias. O tamanho das estruturas torna difícil escapar desse triste espetáculo ”, disse o Arcebispo de Kerimel ao site Aleteia.
François Delarozière, diretor do e espetáculo urbano da Compagnie de la Machine, nega quaisquer referências satânicas.
“Estamos realmente contando uma história sobre amor, morte, vida e vida após a morte, com os grandes mitos que atravessaram os séculos (…) Todos temos o direito de dizer o que queremos e o que pensamos, mas não temos o direito de censurar ou proibir”, disse ele à AFP.
O prólogo da ópera dá o tom da narrativa: “Expulsa do Jardim das Hespérides, Lilith, a mulher escorpião, encontrou refúgio nas profundezas da Terra. Libertada por Hades, rei do submundo, ela vagueia de cidade em cidade em busca de almas condenadas para aumentar seus seguidores e seu poder. (…) Reunindo sinais prodigiosos, ela tenta abrir uma passagem para o além.”
Segundo os críticos do espetáculo, a cena 1 do ato 1 da ópera ópera apresenta “três sinais prodigiosos”: “a cruz de Satanás, o Sigilo de Lúcifer e o sinal da besta”.
Consagração ao Sagrado Coração
Aproveitando o 350º aniversário das aparições de Cristo a Santa Margarida Maria , o Arcebispo de Kerimel decidiu consagrar a diocese ao Sagrado Coração de Jesus em uma missa na quarta-feira, 16 de outubro.
Ele descreve a ação como um “ato espiritual para proteger a cidade de Toulouse e a diocese dessas ameaças obscuras e desespero. Precisamos de serenidade, não escuridão”, disse ele à Aleteia . “Eu queria propor algo que nos permitisse olhar para o futuro com confiança, mas por meio de uma resposta espiritual, porque não acredito que petições ou ataques pessoais sejam muito eficazes.”
“Como Jesus venceu? Somos discípulos de Cristo e, como tal, não devemos reagir de acordo com o espírito do mundo”, disse ele à Aleteia, “mas de acordo com o espírito de Cristo. Não podemos triunfar gritando mais alto que os outros. Parece-me que não é isso que Cristo está pedindo de nós.”
Os católicos não são os únicos a expressar sua discordância com tal espetáculo encenado nas ruas da Cidade Rosa. A comunidade protestante também expressou sua desaprovação: “Amamos Toulouse por sua história, sua cultura e seu dinamismo. (…) Toulouse é vida, alegria e beleza! No entanto, os representantes da igreja estão chocados e alarmados com a escolha do tema para este ato, que apresenta Toulouse como ‘a porta de entrada para a escuridão’”, reagiram representantes da Federação Protestante Francesa.