Por Josie Conti
Beleza, simplicidade e apreço aos detalhes da vida são temas comuns entre pessoas sensíveis.
A profundidade do pensamento é encontrada na luz natural que dá ênfase as cores e as ideias, a relação com a natureza é valorizada e delicadamente apresentada.
Assim é a combinação de dois mestres da arte: Fernando Pessoa e Vicente Romero Redondo.
Permitam-me um convite para uma viagem sensitiva por um mundo de imagens inspiradoras e pelas diversas vozes de Fernando Pessoa:
E, perdoem-me os insensíveis,
Mas eu SINTO muito.
“Quero para mim o espírito desta frase,
transformada a forma para a casar com o que eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”
Fernando Pessoa
“Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”
Fernando Pessoa
“Tudo o que dorme é criança de novo. Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não se dá conta da vida, o maior criminoso, o mais fechado egoísta, é sagrado, por uma magia natural, enquanto dorme. Entre matar quem dorme e matar uma criança não conheço diferença que se sinta.”
Fernando Pessoa
“Tudo quanto fazemos, na arte ou na vida, é a cópia imperfeita do que pensamos em fazer. Desdiz não só da perfeição externa, senão da perfeição interna; falha não só à regra do que deveria ser, senão à regra do que julgávamos que poderia ser. Somos ocos não só por dentro, senão também por fora, párias da antecipação e da promessa.”
Fernando Pessoa
“A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento.
Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.”
Fernando Pessoa
“Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano porque o humano é imperfeito.”
Fernando Pessoa
“A vida é para nós o que concebemos dela. Para o rústico cujo campo lhe é tudo, esse campo é um império. Para o César cujo império lhe ainda é pouco, esse império é um campo. O pobre possui um império; o grande possui um campo. Na verdade, não possuímos mais que as nossas próprias sensações; nelas, pois, que não no que elas vêem, temos que fundamentar a realidade da nossa vida.”
Fernando Pessoa
“O pensamento pode ter elevação sem ter elegância, e, na proporção em que não tiver elegância, perderá a ação sobre os outros. A força sem a destreza é uma simples massa.”
Fernando Pessoa
“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.”
Fernando Pessoa
“De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos.”
Fernando Pessoa
“Sinto-me nascido a cada momento / Para a eterna novidade do Mundo…”
Fernando Pessoa
“Tenho em mim todos os sonhos do mundo.”
Fernando Pessoa
“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.”
Fernando Pessoa
“O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar.”
Fernando Pessoa
“Para viajar basta existir.”
Fernando Pessoa