A beleza exótica das pessoas com sardas foi bem retratada pelo fotógrafo inglês Brock Elbank em seu projeto Freckles, que, em português, significa “sardas”.
Quando Elbank morava em Sydney, na Austrália, ele se encontrou com John, filho de seu amigo Eddie, durante um jogo de futebol. Elbank pediu permissão a John para tirar um retrato, fascinado que ficou pelas sardas do garoto. Foi dessa primeira foto que nasceu a ideia de fazer uma série.
O projeto Freckles foi iniciado em meados de 2015. Desde então, Elbank já fotografou mais de 90 pessoas com sardas, todas elas personalidades distintas com algo em comum. O fotógrafo pretende coletar, ao todo, 150 retratos até o início de 2017, quando ele planeja organizar uma festa de celebração do fim do projeto.
Enquanto trabalhava com seus personagens sardentos, Elbank ouviu muitas histórias sobre como eles odiavam suas sardas na infância. Esse déficit na autoestima é uma sequela do bullying sofrido no colégio. Algumas das garotas que ele fotografou escondiam suas sardas com maquiagem, tamanha era a vergonha que sentiam ao ouvirem os comentários depreciativos de seus colegas sobre sua aparência incomum. Talvez fosse inveja, talvez fosse admiração ocultada na inveja.
Em entrevista para o Buzzfeed, Elbank comentou:
“Eu sempre adorei sardas. O que eu achei interessante sobre os caracteres individuais que tive a sorte de fotografar foi que muitas dessas pessoas lutam contra as próprias sardas e odeiam-nas até hoje.”
Essa insatisfação gritante chocou o fotógrafo, para quem o perfil dos sardentos é espetacularmente apaixonante. Nota-se que ele tem um bom gosto.
Sempre que viaja pelo metrô de Londres, Elbank se depara com dezenas de indivíduos que gostaria de fotografar, sejam eles sardentos ou não. Para ele, as pessoas em geral são o tema fotográfico mais fascinante que se pode encontrar.
Sobre o processo produtivo, Elbank diz que é simples. Ele não usa truques secretos nem técnicas especiais para tirar suas fotografias, e afirma que leva de quatro a cinco horas para finalizar cada uma delas.
O projeto fotográfico Freckles externaliza um atributo estético específico de pessoas que, muitas vezes, não estão totalmente cientes de como sua beleza é rara, estonteante e diversificada.
Apesar de muitos odiarem suas próprias sardas, outros as consideram um privilégio proporcionado pela genética.
Elbank espera que essa série de fotografias inspire pessoas com sardas a se sentirem mais confortáveis com suas marcas que as tornam tão especiais.
Cada uma das pessoas sardentas retratadas por Elbank possui, em si, uma espécie de selvageria, tanto no olhar como no semblante em geral. Algumas expressam soberba e agressividade, outras, calma e pacificidade, mas todas elas parecem intensas e brilham como se estivessem sob influência de magia. Veja os retratos:
O Japão é conhecido mundialmente por suas práticas eficazes de autocuidado e bem-estar. Entre essas…
Aqueles que já assistiram a este filme absurdamente belo e comovente nunca o esqueceram.
Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…
Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…