Por Josie Conti
Ontem escrevi sobre como a repressão, a livre expressão do ser e a supressão dos valores pessoais são fonte de adoecimento e de auto-aniquilamento. Hoje continuo o raciocínio pensando sobre outro fator que nos desumaniza e entristece a sociedade atual: a falta de tempo.
Dormimos tarde, acordamos atrasados, perdemos tempo em locais que não nos agradam, como no trânsito, e sentimo-nos eternamente em débito com os amigos que não vemos, com os livros que não lemos e com o trabalho que está sempre acumulado apesar das horas extras.
Uma das coisas que julgo ser crucial num processo psicoterapêutico, por exemplo, é a pessoa ter um tempo para poder parar, falar e “se escutar“.
Enquanto alguém conta uma história ou fala sobre um sentimento, todo o seu raciocínio se organiza para que aquilo se torne inteligível, para que haja coerência dentro de si. Assim, enquanto fala- principalmente se essa fala sofrer o mínimo possível de interrupções- a pessoa poderá sentir e atribuir SENTIDOS ao que diz.
O ser humano é um ser simbólico, movido por sonhos e ideais. Para sentir-se feliz precisa de reconhecimento do outro e de si mesmo no mundo em que está inserido. Sem tempo, não há chance para reflexão e mantemo-nos reagindo automaticamente aos estímulos e demandas cotidianas.
Como alguém que não dorme e chega ao limite da exaustão, um homem que não sonha perde seu sentido no mundo. Adoece, então, por desumanização progressiva.
Texto anterior: http://www.contioutra.com/transparencia-ofende-por-josie-conti/
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.
Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…
Homem que realizou ataque com explosivos esteve em acampamentos golpistas em Santa Catarina e deixou…