Por Claudia Antunes
Os dias estavam quentes e ensolarados, enquanto o verão fervilhava no Rio. Ipanema era o reduto fashion do planeta, com suas boutiques psicodélicas. A ‘Aniki Bobó’ e a ‘Bibba’, dois expoentes da moda, recendiam a San Francisco. A cidade americana foi o berço das primeiras manifestações ‘flower power’, o movimento pacífico que transmutou os cabelos e as cabeças da geração 60’s.
Éramos meninas de corpos dourados, que frequentavam a praia inspiradora de inúmeras canções. Havia um jeito próprio de se expor ao sol, deitadas sobre toalhas enormes com estampas coloridas, óleo de bronzear ao lado e o revolucionário rádio de pilha. Era pequeno, envolto em capa de couro, com o dial no 860, a Rádio Mundial. Nela, reinava soberano, o saudoso Big Boy. Nada do que fazíamos era planejado. Tudo acontecia.

Como toda adolescente, eu tinha a roupa que trazia a sorte, a sandália que arrasava nas festinhas do prédio e os cabelos com tons suspeitos de água oxigenada de 20 volumes, jogada com muita parcimônia, para não me alourar de repente.
O vestido das conquistas era de tecido de colchão, sério! Fundo azul índigo com flores brancas e uma gota vazada e audaciosa que se estendia pelo decote. Justo no corpo, modelagem perfeita da ‘Truc’, outra das grandes grifes do bairro.
O Centro Comercial de Copacabana, o pai dos shoppings, era a referência para as sandálias coloridas e rasteiras, feitas sob medida. Lá ficava a loja, uma desordem total! Garotas circulando no meio de quilos de couro, procurando solados para entregar aos sapateiros que tinham as mãos sujas de graxa e tinta, mas uma tremenda boa vontade. Acho que ventilador era artigo raro, porque o ambiente esturricava!
O namoro também tinha suas performances. A ‘princesa’ usava no próprio braço, a pulseira de prata com placa e corrente, de seu ‘pão’! Ninguém dizia ‘gato’, palavra que Erasmo Carlos, muito mais vanguardista do que o Rei, antecipou em versão feminina, na executadíssima ‘Gatinha Manhosa’.
Atraídas pela beleza estética masculina, não íamos ao cinema – em grande parte – pela qualidade do filme. Somente isto implicou em assistir a ‘Help!’, com os Beatles, entrando na sessão das duas e saindo às 10 da noite, enquanto ficou em cartaz, no Bruni-Ipanema. Estávamos atordoadas pela visão de John, Paul, George e Ringo de jeans, óculos escuros e em Cinemascope. Na trama anterior, ‘A hard day’s night’ – que considero uma obra de arte -, eles vestiam os comportados terninhos, no clássico P&B.
Os Beatles foram e ainda são, na minha vida, uma fonte que jorra infinitamente. Não posso falar da banda só de passagem. A sensação desconfortável de estar subtraindo dados e fatos, talvez explique um pouco da menina que ainda resiste em mim.

Claudia Antunes é carioca, jornalista e já trabalhou em jornais como Jornal da Tarde (SP), O Estado de S. Paulo, Jornal do Commercio e Tribuna da Imprensa e nas Revistas Manchete, Fatos & Fotos e Visão (atual Isto É). Jardim Botânico do Rio de Janeiro e INEA.

Vídeo sugestão: San Francisco, Scott Mckenzie

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

18 horas ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

19 horas ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

1 dia ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

1 dia ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

2 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

2 dias ago