A Síndrome de Paris é uma curiosa condição psicológica que atinge alguns indivíduos que viajam para a capital da França com uma visão totalmente idealizada da Cidade das Luzes.
Os sintomas são caracterizados por delírios, alucinações, sentimentos de perseguição, ansiedade, entre outras manifestações psiquiátricas. Curiosamente, os mais afetados pela síndrome de Paris são os japoneses.
Um estudo de 2004 aponta que os japoneses são notoriamente mais suscetíveis. O estudo ainda indica que a sensibilidade à síndrome é devido a popularidade de Paris entre os japoneses e a forma como a mídia apresenta a cidade, como um lugar de sonhos onde toda mulher é uma top model e o ar cheira a perfume de marcas caras. Alguns japoneses realmente acreditam na imagem que a mídia vende e a chegada a Paris acaba se tornando uma grande decepção.
Certamente, Paris é uma cidade que vale à pena conhecer mas daí a acreditar que todos são ricos, bonitos e receptivos e que o ar é perfumado, vai uma distância muito grande. Como toda grande cidade, Paris também tem seus problemas.
Acredita-se que a barreira da linguagem, as diferenças culturais (mais acentuadas nos orientais), a imagem idealizada de Paris e a exaustão da viagem combinadas criem o ambiente necessário para induzir ao fenômeno.
Fonte: http://bocaberta.org/2013/01/a-misteriosa-sindrome-de-paris.html
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…