Se você era um gamer antes dos anos 2010, multiplayer provavelmente significava algo muito diferente para você do que significa hoje. Atualmente, multiplayer significa matchmaking online, onde você é colocado em lobbies cuidadosamente selecionados com outros jogadores do seu nível de habilidade. Mas, naquela época, multiplayer significava fisicamente ir até a casa de um amigo e conectar seu controle no slot do jogador 2. Neste artigo, vamos dar uma olhada em como a paisagem dos jogos multiplayer mudou desde sua criação.
Antes dos jogos existirem nas salas de estar ao redor do mundo, você precisava ir ao arcade mais próximo para experimentar os videogames. Embora muitos dos primeiros jogos de arcade fossem focados em um único usuário, vários deles também incorporavam jogabilidade cooperativa ou competitiva. De Pong a Spacewar! a Street Fighter. Esses títulos multiplayer estariam entre as principais atrações nos arcades, pois proporcionavam aos jogadores a oportunidade de experimentar o novo meio dos videogames com seus amigos. Mas mesmo nos arcades isso não era um conceito novo. O que é amplamente considerado um dos primeiros videogames — Tennis for Two — era uma experiência multiplayer jogada em um osciloscópio. Então, desde que existem videogames, é justo dizer que as pessoas queriam jogá-los com outros.
À medida que os jogos saíam dos arcades para as salas de estar, graças à revolução dos consoles, o multiplayer também fazia essa transição. Simplesmente conecte um segundo controle e comece a jogar com amigos! Curiosamente, muitos jogos dessa era continham modos multiplayer locais mesmo que fossem inicialmente desenvolvidos para um único jogador. Jogos como GoldenEye 007 no Nintendo 64 e Halo: Combat Evolved no Xbox original se tornaram clássicos imediatos graças às suas capacidades multiplayer, pavimentando o caminho para o próximo desenvolvimento no espaço multiplayer…
A adoção da Rede de Área Local (LAN) nos jogos permitiu que as experiências multiplayer ultrapassassem os consoles individuais e chegassem às redes locais — mais comumente através de conexões com cabos. Embora funcionasse tanto para consoles quanto para PC, isso foi particularmente revolucionário para jogos de PC, dado que a maioria dos PCs é desenvolvida para sistemas de entrada de usuário único. O surgimento das festas LAN levou a sessões multiplayer em maior escala para jogos como Halo, Quake, Unreal Tournament e mais. Não apenas esse novo método permitia um maior número total de jogadores, mas também fomentava um novo nível de competição. Dando origem a alguns dos primeiros torneios de esports no processo.
À medida que a internet se tornava mais comum ao longo dos anos 2000, o mesmo acontecia com o multiplayer online. Sim, acredite ou não, muitos jogos daquela época não permitiam o multiplayer online. Jogos como Halo: Combat Evolved, Halo 3 e Call of Duty 4 e outros rapidamente fizeram ondas no espaço do multiplayer online, introduzindo novos métodos de conectar jogadores. De jogos baseados em lobbies a matchmaking online facilitado pelo próprio jogo. O multiplayer online explodiu os confins dos jogos multiplayer, permitindo que você jogasse através de continentes com outros jogadores, conhecidos ou não.
Outro grande desenvolvimento aconteceu por volta dessa época, facilitado quase inteiramente pela expansão da internet. Esse foi o surgimento do MMO — ou jogo multiplayer online massivo. Incluindo títulos como Everquest, Guild Wars e World of Warcraft. Isso adicionou uma nova escala e estilo aos jogos multiplayer. Esses jogos eram focados na criação de grandes mundos, personagens de role-playing, economias dinâmicas e muito mais. A experiência multiplayer aqui não seria baseada em lobbies ou matchmaking, mas sim no mundo. Permitindo que os jogadores encontrassem naturalmente outros jogadores enquanto exploravam os vastos mundos virtuais e completavam missões. Claro, eles também incluíam formas de jogo cooperativo e competitivo, mas geralmente introduziam uma maneira totalmente nova de jogar jogos online.
Enquanto os MMOs criavam comunidades, esse não era seu único objetivo. Em contraste, jogos como Second Life realmente faziam do jogo social seu objetivo principal. Permitindo que os jogadores criassem seus próprios avatares, salas, mundos e jogos dentro dos quais eles podem se encontrar com jogadores de ideias semelhantes, conhecer novas pessoas e geralmente relaxar. Esse estilo de jogo não desapareceu. Jogos como Roblox — que inicialmente foi lançado em meados dos anos 2000 — ainda são extremamente bem-sucedidos. Com jogos como Highrise e Zepeto também atraindo grandes comunidades de jogadores e quase agindo como sites alternativos de mídia social disfarçados de jogos.
Hoje, o multiplayer pode ser incrivelmente competitivo. Seja você um jogador de WoW, Overwatch ou Valorant, muitos jogadores procuram ser os melhores que há. Se você é um aspirante a jogador de esports de Valorant, você pode comprar impulsionamentos no Valorant buy Valorant boosting para sair na frente! Essa tendência de jogo competitivo, claro, não é nada nova. Você pode rastrear o multiplayer competitivo de volta através das festas LAN até os arcades e até mais além. Mas hoje, os torneios de esports são maiores do que nunca. Com os melhores jogadores e equipes competindo por prêmios em dinheiro de vários milhões de dólares, patrocínios de marcas e muito mais. E os esports continuam a crescer, com plataformas como Twitch permitindo que qualquer um ganhe exposição como um jogador competitivo.
Os jogos sempre foram incrivelmente empolgantes como um meio, mas a maioria dos gamers concordaria que eles estão em seu estado mais dinâmico — e talvez melhor — quando são jogados juntos com jogadores de ideias semelhantes. Esse desejo de jogar junto levou ao surgimento de incontáveis tipos diferentes de jogos multiplayer ao longo das últimas décadas — facilitados por tecnologias de comunicação cada vez melhores. É difícil saber para onde os jogos multiplayer irão a seguir; mas está claro que eles permanecerão como uma parte central do que é o gaming.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…