Por Adriane Sabroza

Quem, desde que seja mãe de uma criança entre três e dez anos de idade nunca ouviu esta frase?

E não adianta disfarçar, porque quando cada palavra dessa ressoa no seu ouvido, tem o peso de uma tonelada jogada sobre a sua cabeça.
Ninguém quer ser a pior mãe do mundo, não é mesmo?

A gente quer ser aquela mãe divertida, legal, pra quem os filhos contam tudo, com quem os amigos dos filhos gostam de estar, a famosa “melhor amiga” dos filhos. Mas, cá estou eu, na difícil tarefa de te lembrar uma coisinha: Você não é a melhor amiga do seu filho, pode até ser uma grande amiga, mas é antes de tudo, mãe.

E ser mãe abrange uma enorme gama de adjetivos que vão desde “a pessoa mais maravilhosa de todo o universo” até “a pior mãe do mundo”. Bem assim, desse jeito.

Porque ser mãe é plural. Mãe abraça, acolhe, ensina, briga, chora, castiga, fala demais, critica, reclama, acalma, corrige, suporta, carrega, amamenta, acarinha, resolve, diverte, faz chorar, diz sim, diz não… ufa! Mãe também cansa. E se cansa… E é por isso que ouvir “você é a pior mãe do mundo” machuca tanto. Afinal, como assim??? Depois de tudo o que eu faço? De todo o meu esforço para dar o meu melhor?

O que a gente esquece, no meio dessa loucura toda que é conciliar a maternidade com tudo o mais que acontece nas nossas vidas, é que ser “a pior mãe do mundo” é requisito fundamental para que sejamos uma boa mãe.

A pior mãe do mundo é aquela que dá limites, muito mais do que presentes. Ela se faz presente num mundo onde, cada vez mais, a educação dos filhos é delegada às escolas, babás ou mesmo ao computador.

A pior mãe do mundo sabe que o comportamento errado sempre gera punição, senão pelos pais, futuramente, pela vida, sem dúvida nenhuma.
A pior mãe do mundo sabe que ao impor limites não receberá elogios ou sorrisos, mas sabe que estes um dia chegarão aos filhos, no tempo correto.

A pior mãe do mundo não teme desagradar, até porque confia na relação de amor que estabelece, simplesmente porque ela está lá.
A pior mãe do mundo sabe a responsabilidade que é educar um filho pra vida e que a maternidade foi escolha sua e consciente, o que não há como negar em pleno século 21, não é mesmo?

A pior mãe do mundo, aliás, como todas as outras, deseja o melhor pro seu filho, só que ela não teme o desagrado, pois entendeu que seu papel não é o de um animador de festas, mas de alguém que também precisa ensinar sobre regras e as consequências por não cumpri-las.
A pior mãe do mundo é aquela que não teme dizer o não, pois sabe que o amor do filho também é incondicional e que mesmo diante dos maiores protestos e até tentativas de transgressão, pois isso faz parte do crescer, o amor ainda estará lá, do mesmo jeito de quando vocês se olharam pela primeira vez e quando ele ainda não sabia que a melhor e a pior mãe do mundo são exatamente a mesma pessoa.

Adriane Sabroza

Psicoterapeuta por paixão e opção, mãe de três meninas lindas, minha maior realização e, nas horas vagas, aprendiz de escritora, sem nenhuma pretensão.

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

23 horas ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

1 dia ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

1 dia ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

1 dia ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

2 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

2 dias ago