Ainda que nos deitemos de uma certa maneira, nossa posição ao dormir vai mudando de maneira inconsciente e pode revelar muitos dados sobre a nossa personalidade.
Você tem uma posição frequente na qual costuma se manter enquanto dorme?
Não nos referimos à que você adota de maneira consciente no momento de se deitar, mas à que finalmente assume quando o sono vence.
A pergunta vem a calhar, porque sua posição ao dormir diz muito sobre você. Falaremos sobre isso a seguir.
Existem muitas pesquisas em relação ao ser humano e ao que ocorre em seu corpo e em sua mente enquanto dorme.
No entanto, o professor Chris Idzikowski dedicou boa parte de seu tempo a estudar a relação existente entre a posição ao dormir e a personalidade.
Idzikowski analisou seis posturas comuns que as pessoas adquirem nessas circunstâncias, e está convencido de que estão associadas a uma determinada forma de ser.
Segundo explica o especialista, ainda que nós tenhamos consciência da linguagem corporal enquanto estamos acordados, outra coisa é analisar o que uma postura adotada de forma inconsciente diz sobre nós.
De acordo com a pesquisa de Idzikowski, cerca de 41% das pessoas dormem como se fossem um bebê dentro da barriga de sua mãe. Essa postura fetal é adotada por metade das mulheres.
Ao se deitar de lado, com as extremidades tanto inferiores quanto superiores encolhidas, as pessoas buscam, de maneira inconsciente, se sentir protegidas.
Ainda que, quando estão acordados, mostrem-se diante do mundo como seguros e fortes, na realidade são seres sensíveis e vulneráveis.
Assim, a suposta firmeza de personalidade que manifestam nada mais é do que um tipo de escudo para se proteger.
Cerca de 15% das pessoas dormem como se fossem um tronco. Essa posição consiste em se deitar sobre um dos lados do corpo, com as pernas esticadas e os braços estirados ao lado do corpo.
Essa maneira de dormir parece corresponder a pessoas muito abertas e sociáveis, que podem estar destinadas à liderança. No entanto, às vezes podem ser um pouco crédulas.
Por outro lado, 13% dos humanos dormem de lado, com os braços para a frente, formando um ângulo reto com seus corpos.
Nesses casos, podem apresentar uma personalidade parecida com a das pessoas que usam a “modalidade” tronco, mas aqui podemos adicionar algumas doses de astúcia e desconfiança.
São pessoas com uma visão mais crítica e desconfiada das coisas.
A chamada postura do soldado é aquela adotada pelos que dormem de barriga para cima, com o corpo esticado e os braços grudados no tronco.
Tudo parece indicar que se trata de personalidade que têm como destaque a timidez e a introversão.
Os “soldados” são, então, seres muito reservados que podem fugir de situações turbulentas, e que se apegam às rotinas e normas. Também são muito exigentes consigo mesmos.
Um seleto grupo de 5% é aquele que, ao deitar, se deita sobre as costas e dobra os braços para cima. Também pode dobrar um pouco as pernas.
Essa posição de “estrela do mar” é a adotada por pessoas altruístas, capazes de ouvir a ajudar o próximo.
Também existem os que dormem de barriga para baixo (uns 7%). São aqueles que deitam-se com a boca para baixo na cama, envolvendo o travesseiro nos braços e pondo a cabeça de lado.
Quem dorme assim são pessoas inquietas, com muita energia, nervosas. Além disso, têm uma personalidade que não aceita críticas facilmente.
São indivíduos que podem fazer amizade rapidamente. Além disso, são as que evitam ser o centro das atenções, e optam pelo segundo plano em reuniões ou grupos.
Com informações: Melhor com Saúde
Imagem de capa: Spectral-Design/shutterstock
Aqueles que já assistiram a este filme absurdamente belo e comovente nunca o esqueceram.
Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…
Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…