curiosidades

A República Democrática do Congo declara fim ao seu segundo pior surto de Ebola

Hoje, a República Democrática do Congo declarou oficialmente o fim de uma epidemia de Ebola que eclodiu no país há dois anos e matou mais de 2.000 vidas. O surto foi o “mais longo, mais complexo e mais mortífero” nos 60 anos do território, disse o ministro da Saúde Eteni Longondo.

No dia 1º de junho, quando a epidemia no leste cessou, um novo surto foi anunciado, o décimo primeiro na República Democrática do Congo desde que o Ebola foi identificado em 1976, no noroeste do país.

Para que um surto termine oficialmente, nenhum caso novo deve ser relatado por 42 dias, o que é o dobro do período de incubação do micróbio hemorrágico mortal. O surto oriental ocorreu apenas três dias após atingir a meta em abril, quando um novo caso foi relatado. Outros casos significaram que o relógio foi reiniciado em 14 de maio.

Duas vacinas experimentais foram levadas para ajudar a reverter a doença, transmitida pelo contato com o sangue, fluidos corporais, secreções ou órgãos de uma pessoa infectada ou falecida recentemente.

A República Democrática do Congo também está atualmente lutando com o novo coronavírus, registrando 6.411 casos e 142 mortes e sarampo, que matou mais de 6.000 pessoas desde o início de 2019.

Foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em julho de 2019 como uma emergência de saúde pública de interesse internacional, uma medida que intensifica o apoio de outros países, dada a proximidade do epicentro aos vizinhos Ruanda e Uganda. A área mais afetada foi o Kivu do Norte, uma província atingida por assassinatos de milícias e violência étnica.

A OMS reagiu com alegria ao anúncio do maior país da África Subsaariana. “O surto de #Ebola no #DRC acabou! A OMS felicita todos os envolvidos nesse trabalho difícil e muitas vezes perigoso por encerrar o surto de quase dois anos”, declararam no Twitter.

Este surto foi o segundo pior, sendo superado apenas pela epidemia de Ebola 2013-16 na África Ocidental, que matou 11.300 pessoas.

 

Com informações de UPSOCL

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Saiba o que é o “namoro solo”, a nova tendência da Geração Z

Uma nova tendência entre os jovens da Geração Z vem ganhando força e gerando polêmica:…

2 horas ago

Mãe expõe áudios de filha que foi abandonada pelo pai: “Nunca te fiz mal, pai”

Em mensagens de cortar o coração, a menina deixa evidente a falta que o pai…

8 horas ago

Mulher que teve experiência de quase morte detalha visão assustadora que teve ao ‘deixar seu corpo’

Cirurgia radical levou paciente ao estado de morte clínica, revelando relatos precisos de uma “vida…

10 horas ago

Agnaldo Rayol falece de forma trágica aos 86 anos e deixa legado na música brasileira

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…

1 dia ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

1 dia ago

A triste história real por trás da série ‘Os Quatro da Candelária’

A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…

1 dia ago