pets

A terapia pet: o amor incondicional aos humanos!

O filósofo Arthur Schopenhauer reiterava que “a compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.” Para esse grande filósofo tal sentimento é extensível aos seres sencientes, porque os indivíduos de bom coração não ajudam apenas os viventes humanos, mas os animais.
O termo senciência vem do latim “sentire”, que significa sentir. Assim, todos devem respeitar à sensibilidade dos animais, que são detentores de uma vida incorporada à dignidade de sua natureza. Então, os seres humanos criaram normas para serem bem tratados, que pelo regramento natural os pets têm o mesmo direito, ou seja, quem abandonar, maltratar e matar animais é um mau caráter ou criminoso.

Freud, que era leitor de Schopenhauer, dizia que os cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, diferente das pessoas que são incapazes de sentir amor puro, posto que misturam ódio e afeto em suas relações. Ele ainda afirmava que os animais eram aptos em sentir o caráter dos indivíduos e deixava o seu cão participar das sessões de terapia, pois seu Chow-chow tinha um efeito calmante sobre seus pacientes.

As pesquisas recentes indicam que fazer carinho em um cachorro nos acalma e pode reduzir o estresse. O inglês Rupert Sheldrake comprovou em seu livro que os cães eram tratados como co-terapeutas na Grécia Antiga. Por isso “Asklépios” era uma divindade de cura entre os gregos, que costumava manifestar-se por meio de cães sagrados.

No Egito Antigo, os gatos eram respeitados ou venerados e existem diversos desenhos nas pirâmides, escritos e estátuas em adoração a Deusa Bastet, uma mulher com a cabeça de felino, que simbolizava a fecundidade, o amor materno e a proteção aos lares.

Hoje, uma série de pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos realizados em hospitais e clínicas geriátricas confirmam que pacientes que possuem animais de estimação sentem-se menos solidários, ansiosos e deprimidos, uma vez que cães e gatos são mais utilizados em terapias assistidas por animais.

Aliás, está provado que os pets nos aceitam, incondicionalmente, como somos. O amor deles por nós ajuda a liberar a dopamina, que dá sensação de recompensa no cérebro e a oxitocina, que produz o hormônio que é liberado quando estamos próximos de quem gostamos e também diminui o cortisol alto, desse modo nos sentimos calmos e benquistos.
Essa ligação dos animais entre os humanos, principalmente, com os cães é de cem mil anos de convivência e com os gatos é de cinco mil anos. Portanto, é uma conexão que acontece de forma espiritual, afetiva e terapêutica, o que permite aos pets lerem a nossa mente e o nosso coração por meio dos pequenos gestos do cotidiano e os tutores sabem disso.

Por fim, a ligação entre tutores e seus animais de estimação transcendem o mero companheirismo, sendo que eles cuidam dos seus protetores, ajudando a tratar seus sofrimentos ou amenizar seus problemas. Além disso, os pets são aliados na recuperação de pacientes hospitalizados ou acamados em casa, pois oferecem aos humanos: o amor incondicional!

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

22 horas ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

24 horas ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

1 dia ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

1 dia ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

2 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

2 dias ago