curiosidades

A verdadeira história do soldado que carregava o burro nas costas

A imagem que circula na internet é acompanhada por uma crítica ácida sobre a reação lenta dos governos ao combate ao COVID-19. Na foto também há uma explicação histórica. Mas, por mais que concordemos com a reflexão, a foto tem outro contexto e outra explicação que faz ainda muito sentido.

Nos últimos tempos, a internet ferveu com memes e imagens de todos os tipos sobre o COVID-19, esta doença que está afetando países e pessoas em todo o mundo. Nós nos dividimos ora rindo, ora ficando chocados com os dados que essas imagens mostram, mas a verdade é que você precisa estar muito atento: muitas delas são imagens falsas com informações igualmente incertas.

Portanto, temos que ser responsáveis ​​e sempre procurar um endosso sobre a veracidade das informações. E isso aconteceu neste caso, em uma fotografia antiga que transcendeu sua poderosa mensagem, mas que foi mal colocada desde o início.

A foto mostra uma pessoa que parece ser um soldado carregando nada mais e nada menos que um burro nas costas enquanto atravessa um campo de prados altos. De acordo com o rodapé que acompanha a imagem original, a cena é da Segunda Guerra Mundial e o soldado carregava o burro para impedir que ele pisasse, sem querer, em possíveis minas  escondidas no chão. Então deixamos o texto que o acompanha.

Veja a imagem abaixo:

Sem dúvida, essa frase é uma alusão direta à administração de vários governos em relação ao COVID-19, tomando medidas sanitárias atrasadas e reagindo lentamente à pandemia, quando era esperado o contrário: é um apelo para impedir que pessoas pudessem fazer mal aos outros por causa de sua própria ignorância.

No entanto, e tão válida quanto a parábola soa, esta foto não corresponde à Segunda Guerra Mundial nem a burros correndo sobre possíveis minas. A imagem data de 1958 e corresponde a um membro da Legião Estrangeira Francesa na Guerra da Argélia, que encontrou esse burro desnutrido e o levou à sua base para cuidar dele, batizando-o como Bambi.

O autor Douglas Porch contou esse episódio em um livro de referência que ele escreveu em 1991 sobre a Legião, que adotou Bambi como mascote oficial da unidade:

“1958 acabou sendo um ano de muito sucesso para a Legião em outra área: uma sociedade de proteção animal concedeu a ele um certificado de mérito em Londres depois que um dos legionários resgatou um burro e o trouxe para sua base, onde serviu como animal de estimação. (…) Foi especialmente gratificante saber que Bambi estava ‘desfrutando de um destino invejável e compartilhando tanto a vida de nossos legionários … quanto a cerveja’ ”.

Douglas Porch em seu livro A Legião Estrangeira Francesa: Uma História Completa da Força Lendária de Combate

Finalmente, concordamos que os burros podem causar situações perigosas, voluntária e involuntariamente. Mas no caso da fotografia, o burro foi a vítima.

***

Traduzido e adaptado de upsocl.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Mãe expõe áudios de filha que foi abandonada pelo pai: “Nunca te fiz mal, pai”

Em mensagens de cortar o coração, a menina deixa evidente a falta que o pai…

5 horas ago

Mulher que teve experiência de quase morte detalha visão assustadora que teve ao ‘deixar seu corpo’

Cirurgia radical levou paciente ao estado de morte clínica, revelando relatos precisos de uma “vida…

7 horas ago

Agnaldo Rayol falece de forma trágica aos 86 anos e deixa legado na música brasileira

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…

1 dia ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

1 dia ago

A triste história real por trás da série ‘Os Quatro da Candelária’

A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…

1 dia ago

Você sente “ciúme retroativo”? Ele pode arruinar as relações

O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…

3 dias ago