No último dia 18 de novembro, por iniciativa do Conselho da Europa, comemorou-se pela 1ª vez, o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual.

O vídeo abaixo foi produzido pelo Governo de Portugal e remete a um número de denúncia que não funciona no Brasil- o 144 funciona apenas lá. Entretanto, a história da animação possui conteúdo universal e merece ser compartilhada para prevenção de todos, independente do local do mundo onde estiver quem a assista.

Depois do vídeo, você encontrará os dados para denúncia no Brasil.

Como denunciar casos de violência sexual no Brasil (dados Unicef Brasil)

É preciso romper com o pacto de silêncio que encobre as situações de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Não se pode ter medo de denunciar. Essa é a única forma de ajudar esses meninos e meninas.

Saiba a quem recorrer em caso de suspeita de violência sexual infanto-juvenil:
Conselhos Tutelares – Os Conselhos Tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. A eles cabe receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.
Varas da Infância e da Juventude – Em município onde não há Conselhos Tutleares, as Varas da Infância e da Juventude podem receber as denúncias.
Outros órgãos que também estão preparados para ajudar são as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher.

OU DISQUE 100
O serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Por meio do 100, o usuário pode denunciar violências contra crianças e adolescentes, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.

O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, num prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Maidê Mahl segue em estado grave após ser encontrada em hotel, em São Paulo

Atriz foi encontrada em hotel com respiração fraca e lesões no corpo; polícia investiga o…

9 horas ago

Pilotos do avião da Voepass descobriram problema em sistema antigelo no início do voo, diz Cenipa

Segundo a Cenipa, os pilotos do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) no…

9 horas ago

9 títulos em alta e imperdíveis na Netflix para assistir neste fim de semana

Escolher o que assistir na Netflix pode ser complicado com tantas opções. Essa seleção de…

1 dia ago

Pastor fez profecia para Deolane Bezerra antes de ela ser presa: “Na cadeia”

Desde a prisão de Deolane, viralizou nas redes sociais um vídeo em que o pastor…

1 dia ago

Adolescente encontra carteira de dono de restaurante, é convidado para jantar, mas tem que pagar por refeição

A família do rapaz conta que não esperava ter que pagar pelo jantar após a…

1 dia ago

Brasileiros que foram morar na Finlândia revelam lição de vida aprendida

Ao escolher a Finlândia como novo lar, esses brasileiros compartilharam as lições que aprenderam sobre…

2 dias ago