Cachorrinhos fofinhos e adoráveis vão ajudar a humanidade a lidar com a pandemia global? Há uma grande possibilidade de que sim. Afinal, há tempos os cães nos ajudam em diversos aspectos e, agora, são treinados profissionalmente e se tornaram capazes de farejar o COVID-19 mais rápido do que os testes de laboratório.
Os cães treinados começaram recentemente a trabalhar no aeroporto de Helsinque, na Finlândia, para ajudar a detectar passageiros infectados com COVID-19.
Um grupo de pesquisa da Faculdade de Veterinária da Universidade de Helsinque conduziu recentemente um estudo cujos resultados indicaram que os cães são capazes de cheirar o vírus com quase 100% de certeza. Além disso, eles são capazes de detectar o vírus antes mesmo de os sintomas começarem, o que até então é impossível com testes de laboratório.
“É um método muito promissor. Os cães são muito bons em farejar”, disse Anna Hielm-Bjorkman, professora da Universidade de Helsinque, ao Global News. “Se funcionar, será um bom método de triagem (coronavírus) em qualquer outro lugar.”
O procedimento segue todas as regras para que o vírus diminua sua possibilidade de contaminação. O primeiro passo é o passageiro ser solicitado a limpar sua pele com um pano, que é colocado em um recipiente fechado e colocado próximo ao cão farejador.
A rede se aeroportos que está adotando esta técnica, anunciou que futuramente quatro cães trabalharão no aeroporto durante um turno. “Os cães precisam descansar de vez em quando. Enquanto dois cães trabalham, os outros dois fazem uma pausa. O serviço se destina principalmente a passageiros que chegam de fora do país ”, diz Susanna Paavilainen, CEO da Suomen hajuerottelu – WiseNose Ry, grupo de pesquisa da Universidade de Helsinque.
Sendo assim, o teste não inclui o contato direto do passageiro com o cão. Demora cerca de 10 segundos para o cão cheirar uma amostra. Nossos companheiros caninos não nos decepcionam nunca!
Com informações de Bored Panda
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…
Os nomes próprios carregam mais do que apenas uma identidade. Eles revelam histórias, culturas e…