A iniciativa busca conter os efeitos das mudanças climáticas no mundo e devolver a vida ao deserto.
Agosto estava começando e 399 voluntários de 27 países diferentes estavam prontos para chegar ao canto remoto do norte do Senegal, na África, para participar de um dos esforços mais ousados do mundo para combater os efeitos das mudanças climáticas: reflorestar 247 milhões de acres de terra em todo o país.
O projeto Grande Muralha Verde, liderado pela União Africana e financiado pelo Banco Mundial, União Européia e Nações Unidas, foi lançado em 2007 para impedir a expansão do Saara, plantando uma barreira de árvores de 4.815 milhas ao longo do seu extremo sul.
Mas, à medida que aumentam as preocupações com o impacto das mudanças climáticas, o projeto busca um novo objetivo.
A meta agora, dizem seus projetistas, é transformar a vida de milhões de pessoas que vivem na linha de frente das mudanças climáticas, restaurando terras agrícolas arruinadas por décadas de uso excessivo. A partir do projeto, alimentos serão fornecidos, conflitos serão interrompidos e a migração será reduzida.
Quando o projeto for concluído em 2030, espera-se que a terra restaurada absorva cerca de 250 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono da atmosfera, o equivalente a manter todos os carros da Califórnia estacionados por 3 anos e meio.
O movimento busca fazer crescer a Muralha: uma maravilha natural de um total de 8 mil quilômetros em toda a África.
“Já se passou uma década e estamos com aproximadamente 15% em andamento, a iniciativa já está devolvendo vidas a paisagens degradadas na África em uma escala sem precedentes, fornecendo segurança alimentar, empregos e uma razão para ficar no país”. Conta a organização em seu site.
Uma vez concluída, a Grande Muralha Verde será a maior estrutura viva do planeta, três vezes o tamanho da Grande Barreira de Corais, o maior recife de coral do mundo, localizado na Austrália.
Mais do que apenas cultivar árvores e plantas, a Grande Muralha Verde está transformando a vida de milhões de pessoas na região do Sahel.
A ex-dançarina do 'É o Tchan' resolveu remover o ácido hialurônico aplicado em seu rosto…
O icônico poste listrado giratório presente na entrada das barbearias carrega um simbolismo que poucos…
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…