O estresse está cada vez mais presente na vida moderna, e seguimos procurando maneiras para reduzi-lo e obter melhor qualidade de vida. A acupressão pode se tornar uma aliada nessa busca, já que alguns pontos do corpo, quando pressionados, podem diminuir o estresse e a ansiedade. Um dos mais poderosos deles é um ponto no ouvido, do qual podemos tirar proveito para alcançar uma sensação de relaxamento e bem estar.
Neste artigo vamos falar sobre o estresse e sobre como a acupressão pode nos ajudar a combatê-lo de forma simples e rápida, em qualquer momento do dia.
Eliminar completamente o estresse, com as pressões do trabalho, as contas para pagar e as responsabilidades aumentando a cada dia pode ser uma tarefa difícil, mas manter alguns hábitos saudáveis pode ajudar muito a preveni-lo e até a reduzi-lo.
Praticar regularmente uma atividade física da qual você realmente goste e tentar dormir, sempre que possível, 8 horas de sono por noite, são duas sugestões que podem contribuir para diminuir os níveis de estresse. Exercícios de ioga e meditação também funcionam como uma excelente maneira de relaxar e se “desligar” dos problemas, pelo menos por alguns momentos da semana.
Outro ponto importante é que precisamos prestar atenção às nossas atividades e sentimentos, evitando situações e pessoas que possam nos causar um estresse desnecessário. Também é fundamental não guardar rancor e não ficar remoendo o que já passou. Cabe a nós mantermos uma atitude pró-ativa para vivermos uma vida mais leve e relaxada.
Além de tudo isso, existem algumas técnicas que proporcionam um alívio quase imediato quando já estamos lidando com o estresse. Uma delas é a acupressão, e especialmente em um ponto no ouvido que é conhecido por reduzir a tensão e a ansiedade.
A acupressão é uma técnica tradicional chinesa que implica fazer pressão com os dedos ou com as mãos em pontos específicos do corpo. Acredita-se que essa pressão seria capaz de aliviar a tensão e restaurar a harmonia interna, reduzindo o estresse e até ajudando a prevenir doenças.
A prática afirma que vários pontos na orelha correspondem a determinados órgãos e funções do corpo, e estimulá-los permite acessar o sistema nervoso central para atenuar e tratar eventuais problemas nestas partes do organismo.
Entre estes pontos, um dos que mais se destaca é o chamado Shen Men, um centro de energia encontrado na parte superior do ouvido. Quando pressionado, este ponto permite melhorar o fluxo de energia no organismo, fortalecer o sistema imunológico, reduzir inflamações e dores, especialmente as dores de cabeça, e, principalmente, diminuir o estresse e a ansiedade.
O Shen Men é considerado tão poderoso e eficaz que também é conhecido como “A porta do paraíso”. Ele pode ser estimulado em um tratamento de acupuntura, usando agulhas, mas também é possível obter ótimos resultados na luta contra o estresse aplicando somente a pressão dos nossos dedos em casa ou até no trânsito, quando estivermos nos sentindo estressados ou ansiosos demais.
Estas são algumas recomendações feitas por quem utiliza esta técnica para diminuir o estresse e a ansiedade. Aproveite as dicas e experimente hoje mesmo:
Você pode usar esta técnica sempre que estiver se sentindo muito estressado, mas recomendamos criar uma rotina e aplicá-la todas as noites, antes de dormir. Ela vai ajudar a preparar o corpo para dormir, deixando-nos mais relaxados e prontos para uma noite de sono profundo, outro ponto fundamental para ajudar a reduzir o estresse e aumentar a qualidade de vida.
Fonte indicada: Melhor com Saúde
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…