A União Europeia aprovou com 560 votos a favor, 35 contra e 28 abstenções a diretiva que proíbe definitivamente a utilização de pratos, talheres, canudos e cotonetes. O banimento destes produtos que são uns dos maiores algozes do meio ambiente, passa a valer a partir de 2021.
O acordo prevê que produtores de filtros de cigarro que contém plástico deverão cobrir os gastos da coleta pública de cigarros despejados no ambiente. Da mesma maneira, os produtores de artigos de pesca perdidos no mar deverão arcar com os custos da coleta.
A diretiva estipula ainda que informações sobre o impacto ambiental da dispersão de cigarros com filtros plásticos na rua devem, obrigatoriamente, estar presentes nos rótulos dos produtos.
A expectativa é de que a nova legislação reduza os danos ambientais em 22 bilhões de euros, o custo estimado da poluição por plásticos na Europa até 2030. Hoje, a Europa recicla apenas cerca de um quarto das 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos que produz todos os anos.
***
Com informações de Greenme- Greenme
Um filme cheio de qualidades que marcou a história da plataforma com números impressionantes.
Uma história real tão intensa que você vai duvidar que realmente aconteceu.
Homem havia procurado atendimento médico, mas interrompeu o tratamento e morreu após agravamento do quadro.
Este suspense psicológico arrasador acumulou impressionantes 286,3 milhões de horas assistidas na Netflix, tornando-se um…
Mudar a cor dos cabelos é uma forma simples, mas eficaz, de renovar o visual…
Lavanderia costuma ser sinônimo de bagunça. São roupas sujas, roupas limpas ainda não guardadas, piso…