Um artista digital italiano, conhecido nas redes sociais como CRUDEOIL 2.0, deu uma nova vida a pinturas antigas como sátira social. O artista de 24 anos reimaginou pinturas clássicas famosas do mundo moderno, com destaque para tecnologia e mídia social, para fazer uma crítica à nossa sociedade atual. Ele é formado em Design de Moda, mas paralelamente ao mundo da moda, está “seguindo um caminho artístico utilizando softwares como Photoshop, Illustrator e After Effects para animação de imagens”.
“Meu imaginário nasceu como uma crítica da sociedade, saturado de cânones sociais, estéticos e aparências. Esse conceito se reflete em meus trabalhos que tratam das mídias sociais como uma nova religião e um novo credo. Para expressar minha intenção, levo obras de arte do passado e re-contextualizo-as para os dias atuais. Na verdade, em minhas obras, o personagem principal é um smartphone, minha marca de identificação”, disse o artista ao Bored Panda.
Vamos conferir!
Perguntamos ao artista sobre suas inspirações.
“Minha primeira inspiração é a sociedade e tudo ao nosso redor todos os dias: smartphones, tecnologia em geral, mídias sociais, cânones estéticos e tendências. No início da minha jornada artística, encontrei inspiração em Christopher Boffoli e seu ‘grande estúdio de apetites’. Agora, eu realmente aprecio os trabalhos de Banksy e TvBoy. ”
“Gostaria que as pessoas que olham para minhas obras de arte pensem em como nossas vidas mudaram com as redes sociais. É uma crítica real, uma reclamação e uma espécie de ironia reflexiva contra a sociedade, usando as mídias sociais para expressar meus pensamentos”, explica o artista.
Em seu trabalho, o artista fala sobre os padrões de beleza, a busca por gostos e seguidores, objetificação, dependência das redes sociais, o narcisismo que vem com a popularidade, entre outros assuntos.
A decisão de usar pinturas clássicas de alguns dos melhores artistas ao longo da história não é acidental. CRUDEOIL 2.0 espera educar o público mais jovem sobre a história da arte e, ao mesmo tempo, expressar suas opiniões sobre o mundo: “A escolha de usar pinturas clássicas é uma tentativa de divulgar a arte também entre a geração mais jovem.”.
O artista contou sobre o processo de criação de suas imagens satíricas: “Não tenho um procedimento fixo. Às vezes começo pela pintura clássica e às vezes parto de uma ideia. Muitas vezes as pinturas me inspiram e depois imagino como pode ser hoje em dia. ”
Iniciado há apenas alguns meses, CRUDEOIL 2.0 ganhou quase 8 mil seguidores no Instagram. O artista se diz preparado para qualquer reação que sua polêmica arte possa provocar.
“Tenho consciência de que meus trabalhos tratam de temas fortes contra a sociedade e estou pronto para qualquer reação que eles possam provocar nas pessoas. Porém, tenho muito feedback positivo porque as pessoas, por meio de meus trabalhos, pensam na mensagem que eu gostaria para expressar. ”
Quando questionado sobre o que mudaria na sociedade em que vivemos, o artista disse: “Acho que a sociedade moderna está muito focada nas aparências, na opinião das pessoas e em obter consentimento. A mídia social tem um papel importante em nossas vidas, tanto que algumas pessoas tentam imitar o estilo de vida dos usuários mais influentes, desde sua estética até a forma como se vestem”.
Finalmente, CRUDEOIL 2.0 tinha algumas palavras encorajadoras para qualquer artista futuro: “Eu gostaria de aconselhar todos os artistas futuros a terem a coragem de expressar sua arte, seja ela qual for. Arte é uma liberdade de expressão.”.
CRUDEOIL 2.0 admitiu que quando o mundo voltar ao normal, ou pelo menos quando for possível, ele gostaria de participar de uma exposição temporária ou ter sua obra exposta em uma galeria de arte.
Para mais informações e obras, acesse o Instagram do artista
Com informações de Bored Panda
Um filme intensamente sedutor para assistir no conforto da sua privacidade depois de colocar as…
Esta série não sai do TOP 10 da Netflix desde a sua estreia; saiba os…
Se você já presenciou um casal adulto conversando em tons infantis, com vozes suaves e…
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…