Artista espanhola anuncia casamento com holograma gerado por IA

A interseção entre a humanidade e a inteligência artificial está à beira de uma evolução sem precedentes. Na Holanda, a artista performática espanhola Alicia Framis está prestes a se tornar a primeira mulher no mundo a oficializar sua união com um holograma.

Alicia anunciou, através de seu site oficial, que pretende unir em matrimônio a seu parceiro holográfico, AILex, em uma cerimônia marcada para o segundo semestre deste ano, no terraço do Museu Depot Boijmans Van Beuningen, em Roterdã. Ainda não há uma data oficial para o casamento.

Em um comunicado, a equipe de Alicia compartilhou uma visão provocativa sobre o assunto: “Uma nova geração de amor está surgindo, queiramos ou não, onde os humanos serão casados e terão relacionamentos com hologramas, avatares, robôs e muito mais”.

contioutra.com - Artista espanhola anuncia casamento com holograma gerado por IA

Essa relação peculiar entre Alicia e AILex começou a se desenvolver no final de 2023 e faz parte de um ambicioso projeto artístico que busca explorar os limites da intimidade e da identidade em uma era dominada pela inteligência artificial.

“Sempre quis levar a arte mais longe e agora estou explorando como a IA com arte pode diminuir o sentimento de solidão nos humanos”, comentou a noiva. “Sabemos que robôs e hologramas se tornarão pessoais. No meu caso, quero desenvolver um relacionamento com um holograma e explorar como se concretizará.”

contioutra.com - Artista espanhola anuncia casamento com holograma gerado por IA

O holograma AILex foi treinado com base em informações dos parceiros românticos anteriores de Alicia. Ela, que em 1995 havia se relacionado com o um boneco chamado Pierri, explicou que optou por um holograma ao invés de um robô porque este tipo de tecnologia está mais relacionada aos seus sentimentos.

Segundo Alicia, seu futuro marido é um holgrama inteligente, capaz de satisfazer todas as suas necessidades emocionais. Ela ainda enfatizou que os companheiros de inteligência artificial podem ser uma opção benéfica para pessoas solitárias.

***
Redação Conti Outra, com informações do Época Negócios.
Fotos: Divulgação.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.